Agência que representa o internacional brasileiro condenou “cenas de racismo generalizado, intencional e já institucionalizado”.

ATFM, empresa responsável pela gestão de Vinícius Júnior, emitiu, ao final da noite de domingo, um comunicado no qual condenou os insultos racistas de que o jogador terá sido alvo, durante a derrota do Real Madrid diante do Valencia, no Mestalla, por 1-0.

A agência liderada por Frederico Pena condenou estas “cenas de racismo generalizado, intencional e já institucionalizado, que dão das mais repugnantes da história do futebol”, e comparou mesmo o caso ao de George Floyd, cidadão morto por agentes da polícia norte-americana, em maio de 2020, no estado do Minnesota.

“Três anos após o mundo se chocar com as gravações que mostravam George Floyd a ser imobilizado de forma brutal, hoje, vimos em direto a transmissão de um evento no qual Vinícius Júnior foi contido durante uma discussão de forma cobarde, violenta e inaceitável”, refere.

“Esse é só mais um reflexo do que se viu durante toda essa temporada de La Liga, na qual ficou claro para o mundo que não aceitam que o seu mais decisivo e relevante atleta seja um jovem negro. Que não aceitam o seu protagonismo”, prosseguiu.

“A velada anuência dos organizadores da competição a toda essa discriminação, que foi por meses um recado para todos os espanhóis, de que não querem ter os melhores se esses forem negros, encontrando entre milhões, a simpatia de milhares de intolerantes e racistas”, remata.