Medida surge no âmbito de um projeto-piloto que vai arrancar na área da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) colocou em andamento um projeto-piloto chamado ‘Ligue antes, salve vidas’ que pretende combater o “excesso de procura” nas urgências hospitalares, dando aos pacientes “em situação de doença aguda” um “acesso adequado” aos serviços de saúde e contribuindo para uma “diminuição das urgências evitáveis”.

O projeto, informa um comunicado enviado às redações, vai começar a ser testado esta quarta-feira na área da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Mas em que consiste, então, esta iniciativa? A mesma pretende, em primeiro lugar, “reforçar a utilização preferencial do contacto com a linha SNS 24 como entrada no SNS”, dando até aos utentes a possibilidade de agendar uma consulta em centros de saúde, no próprio dia ou no dia seguinte, através do 808 24 24 24.

Portanto, se um paciente acabar por se deslocar aos serviços de urgência no contexto de uma “utilização considerada indevida ou evitável”, será recusado se não concordar em ser reencaminhado para um serviço mais adequado – devendo contactar o SNS24 para perceber qual a solução mais indicada para o seu caso.

Este projeto-piloto possibilitará ainda, no âmbito dos cuidados de saúde primários, aos médicos de família encaminhar imediatamente os “doentes crónicos complexos, em situação de doença agudizada” para consultas de especialidade nas horas seguintes.

Há, ainda, novidades no que toca à hospitalização domiciliária – que, por via de uma “referenciação direta” por parte dos centros de saúde e “através de um procedimento de integração de cuidados, evita que um doente agudizado que necessite de internamento, tenha de ir para o serviço de urgência hospitalar”, podendo receber imediatamente o tratamento em casa.

Segundo o SNS, este é um projeto que visa “capacitar o cidadão para a escolha adequada da resposta em saúde que lhe irá prestar os cuidados mais adequados ao seu estado de doença aguda, naquele momento, garantindo, ainda, que esta resposta qualificada é dada em tempo útil”.

O projeto vai apresentado, ainda esta manhã, no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, e conta com a presença do Diretor Executivo do SNS, Fernando Araújo.