Tudo aponta para que o estado do tempo no fim de semana seja pouco convidativo para planos no exterior.

O mês de maio tem sido, regra geral, sinónimo de bom tempo, mas como o início desta semana tem já começado a mostrar, o panorama meteorológico está a mudar. Aliás, tudo aponta para que o estado do tempo no fim de semana seja pouco convidativo para planos no exterior.

Se, para esta quarta-feira, estão já previstos céu nublado e aguaceiros, “por vezes fortes e ocasionalmente de granizo, acompanhados de trovoada” – com temperaturas máximas que podiam rondar os 30ºC em algumas regiões do país -, as condições meteorológicas vão começar a degradar-se gradualmente até ao fim de semana, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para quinta-feira, preveem-se, de um modo semelhante, “aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde”, ainda que se preveja uma “pequena subida da temperatura máxima no interior”.

Mas é na sexta-feira que o cenário começa a complicar-se. Haverá, prevê o IPMA, uma “descida de temperatura, em especial da máxima, e nas regiões do Norte e Centro”, que deverá ser acompanhada de “períodos de céu muito nublado”. Os aguaceiros também deverão aparecer, “por vezes fortes e acompanhados de trovoada e queda de granizo”.

Finalmente, sábado será também um dia de “céu geralmente muito nublado”, onde aguaceiros “por vezes fortes”, trovoada e queda de granizo são também de esperar. Já no domingo, as temperaturas voltarão a descer em algumas regiões do país – com máximas que não deverão ir além dos 24ºC – e a chuva não dará tréguas na maioria do território.