Avaliação que os bancos fazem das casas aumentou sete euros em comparação com setembro.

O valor médio de avaliação bancária foi de 1.212 euros em outubro, mais sete euros do que no mês anteriore estabelecendo um novo máximo, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

“O valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação, fixou-se em 1.212 euros por metro quadrado, mais sete euros que em setembro”, pode ler-se no relatório divulgado pelo INE.

No caso dos apartamentos, o preço por metro quadrado fixou-se nos 1.277 euros por metro quadrado, o que significa um aumento de 13 euros face ao mês anterior.

Já no caso das moradias o cenário é contrário. A avaliação que os bancos fazem das moradias desceu um euro para 1.110 euros por metro quadrado.

No mesmo mês do ano passado, a avaliação bancária estava nos 1.141 euros, menos 71 euros do que atualmente.

Do ponto de vista regional – e em comparação com o mês anterior -, a maior subida da avaliação que os bancos fazem das casas foi no Algarve. Já a Região Autónoma da Madeira e a Região Autónoma dos Açores registaram descidas.

Se compararmos com o mesmo mês mas de 2017, o Algarve regista também a taxa de variação homóloga mais elevada e a Região Autónoma da Madeira a mais baixa.

Deste modo, em outubro, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa, a Região Autónoma da Madeira e o Alentejo Litoral apresentaram valores de avaliação superiores à média nacional. A região do Alto Alentejo foi a que apresentou o valor mais baixo em relação à média nacional.