Portugal recebe a Bósnia e Herzegovina a 17 de junho, e visita a Islândia apenas três dias depois.
A inclusão de Toti Gomes é a principal nota de destaque da lista de convocados elaborada por Roberto Martínez para a dupla jornada de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, diante da Bósnia e Herzegovina e da Islândia.
O defesa luso-guineense, que alinha ao serviço do Wolverhampton estreia-se nos eleitos do treinador da principal seleção de Portugal, numa convocatória que marca, ainda, o regresso do seu companheiro de equipa, Nélson Semedo.
Em relação à última lista, estão, ainda, de volta à equipa das quinas Renato Sanches e Ricardo Horta. Em sentido inverso, ‘caem’ Diogo Leite, Nuno Mendes, Matheus Nunes e João Mário, este último por opção própria, visto ter encerrado a carreira internacional.
Portugal, recorde-se, recebe a Bósnia e Herzegovina, no estádio da Luz, no próximo dia 17 de junho. Três dias depois, desloca-se ao Laugardalsvollur, em Reiquiavique, para medir forças com a Islândia, na terceira e quarta jornadas do Grupo J, respetivamente.
A seleção nacional mora, para já, na liderança isolada, com seis pontos, graças ao triunfos conquistados sobre Liechtenstein e Luxemburgo. Seguem-se Eslováquia (com quatro pontos), Bósnia e Herzegovina, Islândia (com três), Luxemburgo (com um) e Liechtenstein (com zero).
Eis a lista de convocados de Roberto Martínez:
Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício;
Defesas: António Silva, Danilo Pereira, Nélson Semedo, Gonçalo Inácio, João Cancelo, Diogo Dalot, Pepe, Toti Gomes, Raphael Guerreiro, Rúben Dias;
Médios: Bruno Fernandes, João Palhinha, Renato Sanches, Otávio, Rúben Neves, Vitinha, Bernardo Silva;
Avançados: Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Ricardo Horta, Gonçalo Ramos, João Félix, Rafael Leão.