O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa recebeu o Prémio Incorporação 2023, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, com a “Doação Bühler-Brockhaus: Ao serviço dos outros”.

O prémio foi apresentado ontem, numa sessão pública que decorreu no Museu. O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, da Directora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e do casal de doadores, Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus.

Ricardo Rio revelou durante a sessão que o Município vai atribuir a medalha de ouro da cidade ao casal Buhler–Brockhaus no dia 5 de Dezembro de 2024 (Dia de S. Geraldo), a próxima data em que se realiza a atribuição de medalhas.

A Doação Bühler-Brockhaus é constituída por cerca de 300 peças provenientes do Mundo Clássico do Mediterrâneo, em especial gregas, etruscas e romanas, de que se destaca o busto de Augusto, primeiro imperador romano, e fundador da cidade de Bracara Augusta.

Estas peças, avaliadas em cerca de 4 milhões de euros, estabelecem um diálogo com as restantes colecções permanentes do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, criado para salvaguarda e divulgação do património resultante da presença humana de Bracara Augusta e do território do Norte de Portugal.