Três adeptos do Soarense, entre os quais um militar da GNR que se encontrava fora de serviço, foram detidos, sob algemagem, por alegadas agressões, insultos e ameaças contra três agentes da PSP, que tiveram de receber tratamento hospitalar, na madrugada de sábado para domingo, nos desacatos relacionados com a subida da equipa da popular coletividade à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga.

A situação envolveu copos, garrafas e cadeiras pelo ar, obrigando os agentes da PSP a dispararem tiros, com munições de borracha, para controlar a situação, já mesmo depois de recebidos reforços policiais em face das altercações.

A festa da subida de divisão decorria na sede do Soarense Sport Clube, na Rua do Loureiro, da freguesia de São Vicente, no centro da cidade de Braga, desde o final da tarde de sábado, mas prolongou-se pela noite dentro, pelo que cerca da meia-noite, a PSP começou a receber telefonemas da vizinhança, queixando-se de alegados excessos de ruído.

O motivo das festividades era o melhor, a tão almejada conquista da Série B da I Divisão da Associação de Futebol de Braga e a consequente subida à Divisão de Honra, mas, segundo apurado junto de várias fontes, tudo acabou em cenas de pancadaria, numa ocasião em que estariam adeptos eufóricos e a PSP terá sido “muito mal recebida”.

Ainda de acordo com as mesmas fontes, uma primeira patrulha da PSP não só não terá conseguido demover os adeptos para os festejos terminarem ou pelo menos haver menos barulho, como terá, segundo informações policiais, sido alvo de insultos e de ameaças, ao mesmo tempo que os agentes da autoridade eram alvo do arremesso de garrafas e copos, para além de cadeiras. 

Entretanto, a situação descontrolou-se ao ponto de ser necessário recorrer a todos os reforços disponíveis no Comando Distrital da PSP de Braga, mas mesmo assim “o clima de animosidade, que rapidamente passou a atos muito violentos, contra os agentes da PSP, três dos quais feridos e ensanguentados, levou a terem de ser assistidos no Serviço de Urgência do Hospital de Braga”.

De acordo com as mesmas fontes, a dada ocasião, “o clima de animosidade era tal que nem os reforços chegaram para conter as agressões, insultos e ameaças, que feriram três agentes da PSP, obrigando a disparos para o ar com munições de borracha”, por se “tratar dos meios menos letais” para conter os ímpetos da multidão, com os agentes da PSP em inferioridade numérica.

Com recurso a mais e mais agentes, acabaram por ser detidos três adeptos do Soarense Sport Clube, que depois de conduzidos ao Comando Distrital da PSP de Braga e constituídos arguidos, foram notificados para comparecerem esta segunda-feira, pelas dez horas da manhã, no Tribunal de Guimarães, onde se tratam casos de violência no desporto e de criminalidade mais violenta.

Entre os três detidos, está um militar do Destacamento Territorial da GNR de Braga e dois civis, um dos quais apresenta as marcas de projeções dos disparos de borracha feitos pela PSP.

Já os três agentes feridos serão hoje alvo de perícias, no Gabinete Médico Legal e Forense do Cávado, em Braga, para se determinar o grau e a extensão dos ferimentos que lhes foram infligidos.

O Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública só esta segunda-feira deverá aludir a estes acontecimentos, no habitual comunicado de imprensa, onde resume toda a sua atividade operacional, incluindo os casos que motivam detenções, o que sucedeu com os incidentes no Soarense, cujos detidos foram libertados, mas na condição de se apresentarem hoje a juízo.

Soarense ainda não comentou incidentes

Este domingo, decorridas algumas horas sobre os incidentes, a fim de ouvir a versão dos três adeptos detidos e mandados apresentarem-se no Palácio da Justiça de Guimarães, mas nenhum estava, enquanto o presidente da popular coletividade das Palhotas, João Silva, também já se tinha ausentado, por motivos familiares.

O tema da intervenção policial na véspera era amplamente comentado, ao longo deste domingo, na sede do clube das Palhotas, mas nenhum dos presentes quis comentar a situação publicamente, remetendo todos os convivas para a direção do clube, pois o assunto estará a ser tratado diretamente pelo líder da coletividade e tem implicações judiciais que ainda não são conhecidas.

Fundado há quase 100 anos

O Soarense Sport Clube, fundado a 08 de março de 1926, na zona histórica das Palhotas, em São Vicente, na cidade de Braga, é uma das coletividades populares mais antigas, a três anos de completar um século de existência e ostenta pergaminhos no desporto em geral e futebol em particular, como sucedeu com a subida à principal divisão da Associação de Futebol de Braga.