O executivo da Câmara Municipal do Porto discute na segunda-feira atribuir a Medalha de Honra da Cidade ao maestro José Luís Borges Coelho, aos músicos Pedro Abrunhosa e Rui Reininho, e à banda GNR.

As medalhas municipais visam “distinguir pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se notabilizaram pelos seus méritos ou feitos cívicos”, destaca na proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira.

Nesse sentido, o município pretende atribuir a Medalha de Honra da Cidade ao maestro José Luís Borges Coelho, aos músicos Pedro Abrunhosa e Rui Reininho, e à banda GNR.

Já a Medalha de Mérito vai ser atribuída a 36 indivíduos e duas entidades, nomeadamente os Estúdios Rangel e a Livraria Lello.

Entre os medalhados destacam-se o antigo vereador do PSD no primeiro mandato de Rui Moreira, Alberto Amorim Pereira, o antigo chefe de gabinete do independente Azeredo Lopes, o antigo ministro do Ambiente José Pedro Matos Fernandes, e o chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo.

António Parada, Fernanda Ribeiro, Cristina Grande, George Prata, Isabel Paulo, Luís Onofre, Paulo Pimenta e Tiago Violas Ferreira são outros dos medalhados.

Paralelamente, o município vai atribuir a Medalha de Bons Serviços à vice-presidente do Conselho de Administração da empresa municipal GO Porto, Cátia Meirinhos, e ao diretor do Departamento Municipal de Proteção Civil, Luís Moutinho.

A atribuição das medalhas vai ser discutida na reunião privada do executivo, agendada para segunda-feira.