A Casa da Criatividade, em Barcelos, vai promover as oficinas criativas “À Descoberta da Concertina” e “Sonoridades do Cavaquinho”.

As iniciativas vão decorrer no mesmo período temporal, mas em dias alternados. Assim, “À Descoberta da Concertina” vai realizar-se de 3 a 26 de julho, às segundas e quartas-feiras, das 10:00 às 11:30. Já a “Sonoridades do Cavaquinho” decorrerá de 4 a 27 de julho, às terças e quintas-feiras, das 17:30 às 19:30. Os interessados em participar nestas ações devem fazer a sua inscrição em barcelos.creative.city@cm-barcelos.pt ou para o telefone 253 097 364.

“À Descoberta da Concertina” com o prof. Orlando Martins

A oficina criativa “À Descoberta da Concertina” vai ser dinamizada pelo professor Orlando Martins. Trata-se de uma proposta de uma breve viagem pela história da concertina, de como este instrumento musical chega a Portugal e a sua integração na música tradicional portuguesa, principalmente no norte do país. Dos conteúdos desta ação, fazem ainda parte uma abordagem acústica e musical sobre como funciona a concertina e as suas possibilidades musicais, tentando proporcionar aos participantes uma experiência prática de introdução ao toque da concertina.

“Sonoridades do Cavaquinho” com Rui Mota Fernandes

A oficina criativa “Sonoridades do Cavaquinho”, dinamizada por Rui Mota Fernandes, tem como objetivo a valorização do património cultural e a divulgação deste instrumento, através do seu conhecimento prático e teórico e o desenvolvimento de capacidades de performance, para a integração de projetos de música tradicional.