A Câmara Municipal de Esposende foi, mais uma vez, distinguida como “Autarquia Solidária”, desta feita em reconhecimento da intervenção social desenvolvida com crianças e jovens no território concelhio.

A distinção é atribuída pela CIDADE SOCIAL, plataforma online de disponibilização de informações e boas práticas para aumentar o valor da intervenção dos municípios portugueses nas áreas do Desporto, Juventude e Educação. Esta iniciativa visa incentivar os municípios a implementarem e reconhecerem programas de cooperação e desenvolvimento comunitário que contribuam para sociedades mais solidárias e equitativas, com especial destaque para a área da Infância e Juventude.

O galardão “Autarquia Solidária – Intervenção Social Crianças e Jovens 2023”, 1.º prémio na categoria de 30.001 a 100.000 habitantes, decorre de uma candidatura que sistematiza as políticas, boas práticas e mecanismos estratégicos e inovadores neste domínio, materializadas/os em mais de três dezenas de respostas e projetos que visam a melhoria das condições de vida e dos direitos das crianças e jovens que residem e/ou estudam no concelho de Esposende, incluindo domínios tão vastos como a Ação Social, a Educação, a Saúde, a Cultura, o Desporto e os Tempos Livres, a Segurança, a Proteção e a Não Discriminação, a Parentalidade, o Ambiente e a Sustentabilidade, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A entrega pública do reconhecimento ocorrerá no próximo dia 19 de julho, no III Seminário Autarquias Solidárias, que terá lugar na Maia.