Isabel Carvalhais, José Manuel Fernandes, Nuno Melo e Francisco Guerreiro serão os eurodeputados presentes.

Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, e Pedro Valente da Silva, Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, assinalam o arranque da iniciativa, pelas 10h30 de sexta-feira, dia 3, no Largo de São João do Souto, onde uma estrutura móvel acolherá, até domingo, 5 de junho, todos os que pretendam conhecer melhor o trabalho desta instituição europeia.

Logo depois, pelas 11h, Ricardo Rio participa numa conversa sobre espírito europeu. Ao longo dos três dias, estão também agendadas conversas abertas com os eurodeputados Isabel Carvalhais, José Manuel Fernandes, Nuno Melo e Francisco Guerreiro.

No âmbito desta iniciativa, vai ainda ser entregue o Prémio do Cidadão Europeu 2020 e 2021, ao Corpo Nacional de Escutas e à União das Misericórdias Portuguesas, respetivamente, pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, proponente destas candidaturas. No domingo, a atividade em Braga termina com um concerto de Club Makumba, no Espaço Vita, às 19h00.

Os quatro eurodeputados vão estar em Braga, desta sexta-feira até domingo, no âmbito da iniciativa “Parlamento Europeu à Sua Porta”. A iniciativa é uma projeto-piloto na Europa e pretende aproximar os cidadãos do Parlamento Europeu e facilitar os diálogos com os eurodeputados.

Numa estrutura móvel estacionada no Largo de São João do Souto, durante três dias, vão realizar-se debates, conferências e encontros com os cidadãos. Os deputados Isabel Carvalhais (PS), José Manuel Fernandes (PSD), Nuno Melo (CDS/PP) e Francisco Guerreiro (Independente-Verdes), eleitos pelo distrito bracarense, vão participar em vários eventos e estarão disponíveis para conversar com todos os que se desloquem à estrutura móvel.

Nestes dias, para além de conversas com eurodeputados e com representantes de instituições nacionais e locais, o Largo de São João do Souto vai também receber atividades de criação artística, ações de consciencialização e workshops de escrita criativa e de fotografia e vídeo.

No domingo, será entregue o Prémio do Cidadão Europeu 2020 e 2021 ao Corpo Nacional de Escutas e à União das Misericórdias Portuguesas

Às 19 horas, no Espaço Vita, um concerto de Clube Makumba encerra a iniciativa.

O ‘Parlamento Europeu à sua porta’ arrancou em Vila Real e já passou por Viseu, Coimbra e Évora. Depois de Braga, a iniciativa vai ainda passar pelo Porto, de 9 a 11, e por Portimão, entre os dias 17 e 19 de junho.