Será o primeiro embate da seleção nacional na terceira edição da Liga das Nações.

Espanha e Portugal defrontam-se, esta quinta-feira, no Estádio Benito Villamarín, em Sevilla, pela 39.ª ocasião, em jogos oficiais, desta feita para dar o pontapé de saída na terceira edição da Liga das Nações, prova que a seleção nacional conquistou no ano inaugural.

Curiosiamente, e com Fernando Santos ao leme, o conjunto das quinas empatou nos últimos três embates com nuestros hermanos, sendo que o derradeiro encontro remonta a junho de 2021, num particular disputado no Wanda Metropolitano e que terminou sem golos. 

De salientar que Portugal disputa quatro jogos em apenas 10 dias, sendo este o primeiro que disputará para o Grupo 2 da fase de grupo da Liga das Nações, onde moram igualmente República Checa e Suíça.

Treinadores em discurso direto

Luis Enrique

Portugal: Conhecemo-nos bem, eles estão muito bem organizados. Basta ver quanto custam os seus jogadores e, para além disso, ganharam recentemente títulos importantes. Isso motiva-nos. Nos dois jogos anteriores contra eles podíamos ter perdido ou ter ganho ambos os encontros.

Dérbi ibérico: O facto de sermos vizinhos implica sempre rivalidade, mas penso que é mais do que positivo e ainda mais tendo em conta os projectos futuros que temos em conjunto com o desejo de sediar o Campeonato do Mundo. Os jogos entre nós têm sido limpos e tenho a certeza de que será um grande espectáculo.

Ronaldo: Com jogadores que estão neste nível há tanto tempo como o Leo e o Cristiano, eu limito-me a desfrutar.

Fernando Santos

Calendário: Claramente exagerado. Até vocês, nos vossos comentários e no que escrevem, falam sobre isto. Acho que nunca aconteceu. Quatro jogos em 10 dias, nem durante uma época, nunca vi, nem em campeonatos. Vamos jogar depois de uma época altamente desgastante. Se está estabelecido que são precisas 72 horas para recuperar, chega ao final da época e percebemos que é impraticável. Olhamos e percebemos que há dificuldades ali. Temos de ter muito cuidado para termos os jogadores bem. Isso vai obrigar a alguma rotação, o padrão vai ser igual, as características também. O mesmo onze? Nem pensar.

Leão para o lugar de Jota: Aqui não há lugares cativos. O selecionador coloca os melhores em campo. Vamos ter quatro jogos, vamos fazer rotação, há alguns que até ficam, já de fora dos 26. O Vitinha já está fora, faltam dois. Mas não é por desgastes que nós escolhemos os jogadores.

Estratégia: O que queremos é dar continuidade ao que fizemos nos últimos jogos. Isso quer dizer que não vai haver tanta mudança neste primeiro jogo, talvez uma ou duas mudanças em relação os jogos que jogámos com a Turquia e a Macedónia. O que vou procurar é que a equipa mantenha sempre este padrão, não tanto a questão dos jogadores, é muito mais consolidar nesta Liga das Nações aquilo que está a ser o nosso padrão e que devemos continuar a consolidar.

Últimos resultados

Espanha:  V-V-V-V-D

Portugal: V-V-D-E-D

Últimos onzes

Espanha: Unai Simón; Azpilicueta, Guillamón, Laporte, Jordi Alba; Koke, Carlos Soler, Marcos Llorente; Yéremi Pino, Morata e Dani Olmo.

Portugal: Diogo Costa; Cancelo, Pepe, Danilo e Nuno Mendes; Moutinho; Otávio, Bernardo Silva e Bruno Fernandes; Ronaldo e Jota.

Ausências

Espanha: Thiago Alcântara (lesão)

Portugal: Vitinha (Covid-19)