Sporting de Braga saiu feliz da Invicta, depois de ter derrotado o FC Porto por 2-1, numa partida na qual os azuis e brancos desperdiçaram duas grandes penalidades.

Matheus aguentou o barco e Paulinho deu a machadada final no Dragão

Na noite desta sexta-feira, no Estádio Dragão, num dos jogos ‘grandes’ desta 17.ª jornada da I Liga – a última da primeira volta do campeonato -, o Sporting de Braga bateu o FC Porto por 2-1.

A equipa orientada por Rúben Amorim adiantou-se no marcador logo aos 5 minutos de jogo, por intermédio de um golo de Fransérgio. O médio brasileiro aproveitou uma ‘bola perdida’ na área azul e branca e atirou a contar, para colocar os arsenalistas na frente.

O lance causou muita polémica no Dragão, uma vez que a equipa de arbitragem começou por invalidá-lo, por uma suposta posição irregular de Raúl Silva, uma decisão que acabou por ser revertida pelo árbitro Carlos Xistra, após consular as imagens do vídeo-árbitro.

No segundo tempo, e depois de uns minutos iniciais pautados pelo equilíbrio, o FC Porto conseguiu restabelecer a igualdade, graças ao golo de Tiquinho Soares, à passagem do minuto 58. Moussa Marega recebeu a bola na área minhota, cruzou de forma rasteira para o brasileiro e este não desperdiçou a ocasião para para empatar a partida.

O Sp. Braga, contudo, ainda foi a tempo de voltar para a frente do resultado. Aos 75 minutos de jogo, e como resultado de um pontapé de canto cobrado por Sequeira na direita, Paulinho encostou de cabeça para o fundo das redes de Marchesín, para fazer o 2-1.

Com a vitória, o Sporting de Braga passou a somar 27 pontos na quinta posição da I Liga, aproximando-se do Sporting (29 pontos).

Declarações do treinador do Sp. Braga, Rúben Amorim, na sala de imprensa do Estádio do Dragão, após a vitória por 2-1 ante o FC Porto, no jogo inaugural da 17.ª jornada da Liga:

«Entrámos com a nossa forma de ser, sabíamos que o FC Porto é forte. Empurrou-nos muitas vezes para uma situação que não estávamos habituados nestes últimos dois jogos. Mais importante foi os jogadores perceberem quando tinham de pressionar à frente, quando tinham de baixar, a forma como estavam a segurar o resultado, mas a pressionar o guarda-redes adversário. Perceber isso em tão pouco tempo de treino, revela qualidade e inteligência dos jogadores.»

«Treinadores, cada um tem as suas qualidades, mas depois é preciso ter a estrelinha e hoje tive a estrelinha, a equipa teve a estrelinha, mereceu jogou bem, adaptou-se bem, mas é sempre preciso uma estrelinha e claramente tivemos nos dois penáltis: mérito para o Matheus e depois o [Tiquinho] Soares teve a infelicidade de falhar para o FC Porto, foi um dia bom. Foi muito importante esta vitória.»

Micael Sequeira “Na primeira parte estivemos melhores”

Treinador adjunto de Rúben Amorim, em declarações à Sport TV, depois da vitória do Sp. Braga sobre o FC Porto (2-1), em pleno Dragão, no jogo de abertura da 17.ª jornada:

– Foi um jogo fantástico, a intensidade de concentração foi muito grande durante o jogo todo. Durante a primeira parte conseguimos interpretar muito bem os momentos do jogo. Na segunda o FC Porto obrigou-nos a jogar de outra maneira, a sofrer. Penso que os jogadores estiveram brilhantes na interpretação desse plano.

– O FC Porto é uma equipa fortíssima, ainda não tinha sofrido qualquer golo aqui no Dragão. Penso que na primeira parte, com todos o respeito pelo FC Porto, estivemos melhores. Na segunda o FC Porto obrigou-nos a baixar um bocado as linhas, a ter de sofrer de uma forma compacta. Acabámos por ter uma certa felicidade em alguns momentos, mas em termos gerais, penso que a vitória ajusta-se bem ao Sp.  Braga.

– Emocionalmente foi muito importante para nós, estávamos num momento crucial, se o FC Porto concretizasse o penalti podia ter sido um jogo diferente. Mas com os adeptos que cá estiveram, ajudaram-nos a ultrapassar as dificuldades e deram-nos força para aquilo que faltava. Estão todos de parabéns.

Numa conferência de imprensa curta, Sérgio Conceição disse que os seus atletas estão revoltados, pelo menos tão revoltados como os adeptos. O técnico preferiu, de resto, não enviar nenhuma mensagem aos fiéis seguidores do FC Porto após a derrota contra o Sp. Braga:

Sérgio Conceição lamentou a «infelicidade» que castigou o FC Porto e acabou por conduzir à derrota, por 1-2, em pleno Dragão.

«Foi um jogo ingrato. Até aos 15 minutos custou-nos a encaixar na forma de jogar do SC Braga, depois optámos por baixar o Danilo para dar liberdade aos laterais e conseguimos criar mais situações de apuro para o SC Braga. A partir daí fomos superiores até aos 85 minutos, com dois penáltis falhados pelo meio, mas, mesmo depois disso, com caráter para ir à procura do golo. Tivemos situações que podíamos ter finalizado de outra forma e depois, num canto que surge do nada, aparece o segundo golo do SC Braga.

– Não merecíamos perder pontos, merecíamos ganhar, quanto mais perder… Já o empate era curto, mas o futebol é isto. Estamos todos insatisfeitos e vamos à procura de fazer uma segunda volta onde não podemos cometer nenhum deslize porque pode custar caro», afirmou o técnico portista

Os melhores momentos da vitoria arsenalista no dragão