“Condições meteorológicas adversas” adiam passagem da Força Aérea para o início da tarde

Estava previsto aviões da Força Aérea Portuguesa sobrevoaram esta quarta-feira de manhã a região do Minho, no âmbito das celebrações do 68.º aniversário da instituição, mas tal acabou por não acontecer “devido a condições meteorológicas adversas”.

Contudo, a Força Aérea já anunciou que a passagem irá realizar-se entre as 14:50 e as 15:00 horas, sobrevoando primeiro Viana, depois Braga e por fim Guimarães.

A Força Aérea assinala o 68.º aniversário durante esta quarta-feira. Para além de passagens por todas as capitais de distrito do país (e ainda algumas cidades, como Guimarães), com aviões Chipmunk, C-130H, C-295M, Epsilon TB-30, P-3C e F-16, haverá ainda uma homenagem às vítimas da pandemia de covid-19, a realizar em Lisboa, na zona de Belém, sobre o Mosteiro dos Jerónimos.

A saudação é realizada por quatro aviões de combate F-16, com um deles a fazer uma subida vertical até desaparecer no horizonte. Esta saudação chama-se “missing man” e é habitualmente realizada para homenagear a memória de pilotos que desaparecem no exercício de funções.