General russo sabia dos planos de rebelião de Prigozhin, dizem EUA

O general russo Sergey Surovikin terá tido conhecimento prévio dos planos de rebelião de Yevgeny Prigozhin, líder do grupo Wagner, avançou o New York Times, que cita autoridades norte-americanas.

O diário escreve que as autoridades em questão foram informadas sobre o assunto pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos e estão a “tentar saber” se Sergey Surovikin, ex-comandante das operações militares da Rússia na Ucrânia, “ajudou a planear as ações” de Prigozhin.

Além disso, a mesma fonte disse que há sinais de que outros generais russos possam ter apoiado a rebelião do líder do grupo Wagner contra o Ministério da Defesa da Rússia.

De realçar que Surovikin assumiu o comando geral das operações na Ucrânia em outubro, contudo, foi afastado em janeiro deste ano por Sergei Shoigu, ministro da Defesa russo.

Recorde-se que o líder do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, avançou, na sexta-feira, com uma rebelião na Rússia, que acabou por suspender menos de 24 horas depois, já após ter ocupado Rostov, uma importante cidade no sul do país para a logística da guerra na Ucrânia.

Prigozhin acusara antes o Exército russo de atacar acampamentos dos seus mercenários, provocando “um número muito grande de vítimas”. As acusações foram negadas pelo Ministério da Defesa da Rússia.

Vladimir Putin discursou ao país e falou numa “ameaça mortal” ao Estado russo e numa “traição”.