A 5.ª edição do programa ‘Férias na Quinta’ terminou ontem e o vereador Altino Bessa confirmou que mais uma vez foi um enorme sucesso, afirmando-se como um “programa intenso e diferenciador”.
Chegou ontem ao fim a 5.ª edição do programa ‘Férias na Quinta’, uma iniciativa do município de Braga que envolveu um total de 80 crianças num programa composto por diversas atividades. “Mais uma edição, mais um sucesso”, considerou o vereador Altino Bessa, salientando o sorriso e a alegria visivelmente patente no rosto destes jovens.
Foram duas semanas “bem intensas” com diversas atividades promovidas com o intuito de preencher o tempo de férias de crianças dos 8 aos 12 anos de idade. Um total de 80 jovens (divididos em dois grupos, 40 crianças na primeira semana e mais 40 na segunda semana) tiveram a oportunidade de realizar atividades distintas, desde oficinas, visitas guiadas, atividades pedagógicas, desportivas, lúdicas, entre outras. Todas elas realizadas de modo a potenciar o contacto com a natureza, e sempre com o objetivo de consciencializar os participantes para a proteção ambiental.
Na sessão de encerramento, que decorreu na tarde de ontem, na Praia Fluvial de Adaúfe, o vereador Altino Bessa sublinhou que foram “duas semanas muito intensas para estes 80 miúdos, que viveram uma semana repleta de atividades bem diferentes do habitual”.
Esta é já a 5.ª edição do programa ‘Férias na Quinta’, e mais uma vez confirmou-se o sucesso desta iniciativa.
“Há uma grande dinâmica à volta das ‘Férias na Quinta’. Esta é já a 5.ª edição e mais uma vez verificamos um enorme sucesso. O número de inscrições voltou a superar as vagas disponíveis, o que prova que esta é uma iniciativa muito apreciada pelos bracarenses”, afirmou o vereador, deixando desde já a garantia de que o programa ‘Férias na Quinta’ “é para continuar no próximo ano”.
Pela primeira vez, este ano os monitores do programa ‘Férias na Quinta’ frequentaram um curso na SYnergia. “Trabalhamos com profissionais com muita experiência na área, mas não havia oficialmente uma certificação, que agora surgiu e se afirma como uma mais-valia”, disse Altino Bessa.
Entre as atividades desenvolvidas pelas crianças ao longo das ‘Férias na Quinta’ destacam-se : uma ação de sensibilização ambiental em meio urbano, onde as crianças vestiram as fardas de varredores da AGERE, uma visita às instalações da Braval, uma visita ao Mosteiro de Tibães e ao Bom Jesus, atividades no Picoto Park, diversas atividades na Quinta Pedagógica, atividades náuticas e lúdicas na Praia Fluvial de Adaúfe, entre outras.
Altino Bessa agradeceu ontem toda a dedicação dos monitores e funcionários envolvidos neste projeto, e aos patrocinadores das ‘Férias na Quinta’: o Pingo Doce – Braga Parque e a Agros.
Hoje, realiza-se o Festival de Verão da Quinta Pedagógica, evento aberto a toda a comunidade. De entrada livre, o Festival de Verão decorre entre as 14 horas e as 20 horas com inúmeras oficinas criativas, insufláveis, uma história encenada por Mari Popó, pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, e ainda a estreia da peça de teatro ‘Plebeus, amantes de borboletas’, pelos Mala D’Arte.