Os artistas B Fachada e a Ana Lua Caiano vão atuar, no domingo, a partir das 17:00, na praia fluvial de Merelim S. Paio, em Braga.

Os espetáculo estão inseridos no programa cultural Descentrar, promovido pelo Município.

A partir das 16h00, há animação itinerante com a Associação Cultural Bombar’t.

Pelas 17:00 está previsto um concerto com Ana Lua Caiano: a cantora explora a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica e “sons do dia-a-dia”. Criando melodias que remetem para a tradição – fazendo uso de coros, harmonias e cânones – numa união com sintetizadores, beat-machines e sons retirados do quotidiano, a sua música traz a herança tradicional portuguesa para o mundo moderno, eletrónico e tecnológico. Apesar de ainda em início de carreira, Ana Lua Caiano conta já com perto de três dezenas de espetáculos, tendo percorrido diversos palcos de todo o país.

De seguida, B Fachada, nome artístico de Bernardo Fachada, sobe ao palco. O compositor, multi-instrumentista e produtor escreve canções que dão mostras de ser recebidas como ciência social, mas o inverso também é verdadeiro. Desde 2007, tem-se notabilizado por um espantoso ritmo de edições, através do qual frequentemente subverte o cânone, converte os dogmáticos e baralha as expetativas. Entre formatos físico e digital, lançou cinco EP, três miniálbuns e sete registos de longa-duração. Fez também parte da banda Diabo na Cruz, atuou com Sérgio Godinho e dividiu igualmente palcos com Dead Combo, Lula Pena, Manel Cruz, Manuela Azevedo, Márcia, Norberto Lobo, Nuno Prata ou Samuel Úria. Apresentou-se nas mais emblemáticas salas de espetáculo portuguesas, mas muitos recordam com mais carinho as atuações divulgadas em cima da hora, em inesperados espaços que continuamente esgotam.

O Descentrar é um programa cultural que tem como objetivo promover a divulgação e valorização de todo o território e do seu património cultural e natural, disponibilizando um programa cultural com novas criações artísticas e abordagens contemporâneas.