O apóstolo Santiago passará a ser venerado, todos os meses, em Braga, entre outras iniciativas, com uma missa evocativa, no centro da cidade, revelou o presidente da Delegação de Braga da Associação Espaço Jacobeus, Luís Miguel Sampaio.

De acordo com o também vice-presidente da direção nacional daquela instituição, “será feito muito em breve um protocolo da nossa associação com a Paróquia da Sé e a Comunidade Shalom para realizar aí as missas e dinamizar assim aquela sua igreja”.

Luís Miguel Sampaio salientou que “há o intuito de atrair os peregrinos para o culto a Santiago, sendo que a igreja fica muito perto do futuro Albergue de Braga, na União de Freguesias de Maximinos, da Sé e da Cividade”.

José Miguel Sampaio destacou “o papel, não só do movimento associativo jacobeu, tal como das instituições da Igreja Católica, mas também das autarquias, como a Câmara Municipal de Braga e a União de Freguesias de Maximinos, da Sé e da Cividade”.

Esta semana foram celebradas duas missas, uma na Igreja de Igreja de São Tiago da Cividade, em Braga, seguindo-se outra missa campal, no Tanque de Santiago, situado na Rua da Boavista (Cónega), freguesia da Sé, também no centro da cidade de Braga.

Os dois atos litúrgicos, celebrados pelo cónego Manuel Joaquim, tiveram o apoio da Comunidade Shalom, bem como da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, com a presença do seu presidente, Luís, Pedroso, entre os outros autarcas locais.

António Barroso, o adjunto para o Pelouro do Turismo do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, igualmente marcou presença, estando a tratar da instalação do futuro albergue para peregrinos em Braga, salientou Luís Miguel Sampaio.