Surpresa em Guimarães. Tondela elimina Vitória SC da Taça da Liga

Último jogo da segunda fase serviu para fechar o lote de clubes apurados para a fase de grupos da Tala da Liga

Apesar de Paulo Turra ter assumido que queria conquistar a Taça da Liga, o Vitória SC acabou por vacilar no objetivo de chegar à fase de grupos da prova, este sábado, ao perder na receção ao Tondela (0-1), naquela que foi a primeira vitória da época por parte dos beirões em tempo regulamentar.

Após uma primeira parte sem muito para contar, seguiu-se um segundo tempo mais movimentado junto das duas balizas, sendo que foi a equipa de Tozé Marreco a única a sorrir.

Aos 55 minutos, na sequência de um livre direto, Daniel dos Anjos teve a felicidade de ver o seu remate desviar em Manu Silva, na barreira, traindo a trajetória que Bruno Varela levava para tentar defender o remate.

O conjunto de Paulo Turra procurou reagir no imediato e começou a fazer aquilo que ainda não tinha conseguido até então: remates enquadrados.

Apesar da persistência para chegar ao empate, o Vitória SC acabou mesmo por ser eliminado em casa frente a uma equipa da II Liga, já depois de ter caído da Liga Conferência, frente ao Celje, restando agora o campeonato e a Taça de Portugal.

Declarações do treinador do V. Guimarães, Paulo Turra, em conferência de imprensa, após a derrota por 1-0 ante o Tondela, que ditou a eliminação na segunda ronda da Taça da Liga:

«Mais uma vez, peço desculpa aos nossos adeptos, à nossa massa associativa. Desde o primeiro dia em que cá estou, melhorámos no nosso processo. Temos a obrigação de dar uma resposta digna aos nossos adeptos e a nós mesmos no próximo jogo em casa, contra o Portimonense [ndr: na quinta jornada].»

«Não fizemos um bom jogo. Na primeira parte, fomos muito passivos. Fizemos muitos passes para o lado e para trás. Estamos aqui há três semanas. Gostaríamos de ter mais intensidade em todo o jogo e o entendimento dos nossos atletas. Não podemos ser uma equipa passiva.»

«Estamos a deparar-nos com algumas lesões [ndr: Afonso Freitas falhou o jogo], porém isso faz parte do futebol. Não foi por causa disso que não ganhámos o jogo. Foi por outros fatores que não ganhámos.»

«Os duelos são muito importantes. Vencemos poucos duelos. Estávamos preparados para uma equipa adversária que montou uma linha de cinco defesas desde o princípio. Tivemos apenas dois jogadores em cima dessa linha. Facilitámos o trabalho do adversário em jogar a bola para o lado e para trás. Tivemos uma única oportunidade no primeiro tempo. Na segunda parte, melhorámos, mas sofremos o golo. Faltou-nos carregar sobre a área adversária. Ainda há um impulso muito forte de ir buscar a bola aos centrais. Tivemos três oportunidades de golo na segunda parte, mas é muito pouco para o Vitória.»

«Temos uma grande equipa, que luta sempre para ficar entre os primeiros. Temos uma estrutura espetacular, com todas as condições. Temos de saber lidar com esta situação. Não precisamos de apoio psicológico. Não somos coitadinhos. Fomos eliminados. A única responsabilidade é nossa. Temos de pensar no próximo adversário, o Portimonense, para que possamos dar uma pequena resposta. Vamos arregaçar as mangas. Temos de ser uma equipa intensa e com ideias nos 90 ou nos 100 minutos.»

Declarações do treinador do Tondela, Tozé Marreco, em conferência de imprensa, após a vitória ante o V. Guimarães, por 1-0, que valeu o apuramento para a fase de grupos da Taça da Liga:

«Não está tudo bem quando se ganha, nem tudo está mal quando se perde. Estou contente. Anulámos em grande parte do jogo o Vitória, um dos grandes clubes deste país. Estivemos muito bem. Estamos com mais confiança para o que aí vem.»

«Merecíamos muito ter ganho o jogo com o Belenenses [ndr: na II Liga, derrota por 1-0]. Não estava tudo mal nesse jogo. Hoje não estava tudo bem. Fomos compactos. Criámos situações mais claras de golo no jogo com o Belenenses. Hoje fomos uma equipa novamente organizada, a saber o que fazer. Com esta solidez defensiva e o pouco que concedemos, estamos muito mais perto de ganhar. Confio de forma inequívoca nos rapazes.»