Guimarães lança bairro comercial digital 1128 para “aproximar os cidadãos”

O município de Guimarães lançou o Bairro 1128, um projeto de cidade digital que pretende “aproximar os cidadãos” e dinamizar o comércio de rua, visando uma nova forma de usufruir do espaço público.

Em comunicado hoje divulgado, a autarquia diz que o projeto, que se integra na rede de Bairros Comerciais Digitais, foi apresentado publicamente na segunda-feira, na presença de presidente da Câmara, Domingos Bragança (PS), e do secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

O autarca, citado no comunicado, qualificou o projeto do Bairro 1128 como “o digital que aproxima” e “um novo conceito de usufruto do espaço público”.

Domingos Bragança espera que o projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), “envolva toda a comunidade, dado tratar-se de um projeto fundamental para a dinamização do comércio de rua e uma nova forma de usufruir do espaço público”.

Segundo o autarca, as competências digitais são fundamentais no presente, não apenas para comerciantes, mas também para os consumidores, antevendo na transformação digital “uma oportunidade para Guimarães ser líder e inspiradora para toda a região”.

“É na vivência à escala humana que queremos que este bairro comercial digital se distinga, pelo que é importante que todos estejam envolvidos. E para essa vivência à escala humana, a pedonalização da parte Norte do Toural e da Alameda, bem como da Rua de Santo António, é fundamental”, frisou Domingos Bragança.

Na apresentação do projeto, o autarca disse ainda que há uma “cidade invisível” que pode, no futuro, emergir, a partir desta experiência, e que é o espaço que medeia a Rua de Santo António, Rua Gil Vicente e Rua Paio Galvão.

“Um espaço que pode ser requalificado, criando um espaço de fruição de excelência, com comércio e serviços, haja força, vontade e querer”, lê-se no comunicado.

Domingos Bragança anunciou também a implementação de uma Loja do Cidadão de nova geração, uma promessa do secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa.

Mário Campolargo, também citado no comunicado, fez saber que os Bairros Comerciais Digitais são uma das iniciativas mais relevantes no contexto do PRR, com vista à digitalização dos operadores económicos.

“Precisamos de mais comércio digital, de mais integração entre as cadeias de abastecimento e distribuição, pois o digital potencia o sucesso dos negócios”, afirmou o governante.

Mário Campolargo revelou que em Portugal foram realizadas 150 candidaturas, englobando 25 mil lojistas e implicando um investimento de 77 milhões de euros.