Vai nascer em Guimarães um projecto-piloto de abastecimento de hidrogénio. Assim, o primeiro posto de abastecimento ficará localizado na empresa concessionária de transportes públicos da cidade, a Guimabus.

 Antes da conferência na iniciativa, «Economia – Inovação & Fábrica do Futuro», que teve como tema «Construir uma economia netzero: o contributo das políticas públicas e privadas», que teve lugar esta segunda-feira, no Teatro Jordão, o presidente do Município, Domingos Bragança, destacou uma solução que ajuda na transição energética.

“Vamos usar esta sessão para reflectir sobre descarbonização e transição energética, nomeadamente para energia de hidrogénio descarbonizada. É um projecto inovador que terá seguimento para desenvolvimento do Grupo Petrotec, sediada em Guimarães”, referiu. 

Ricardo Esteves, da Hellonext e do Grupo Petrotec, referiu que a meta é a “descarbonização” e “atingir a neutralidade carbónica em 2050”. “Para isso é preciso descarbonizar os sectores da economia, entre eles a mobilidade. Foi isso que fizemos, tanto para ligeiros como para pesados. Temos a solução pronta para instalar em Guimarães e exportar para o resto dos mercados. A ideia é mostrar em Guimarães e ao mundo que esta é uma solução segura”.     

A conferência que teve lugar esta segunda-feira à tarde, no Teatro Jordão, contou com o encerramento do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.