O SC Braga retomou as vitórias no campeonato ao vencer o Casa Pia por 3-1, num jogo da 15.ª jornada da I Liga de futebol, realizado hoje em Rio Maior.

No último jogo de 2023, João Moutinho marcou o primeiro golo para os minhotos aos 51 minutos. Clayton empatou através de uma grande penalidade aos 75 minutos, mas Simon Banza, com um cabeceamento certeiro aos 77, e Rodrigo Zalazar, com um livre direto aos 88, asseguraram a vitória para a equipa bracarense.

Com este resultado, o SC Braga, agora em quarto lugar, alcançou os 32 pontos, enquanto o Casa Pia ocupa a 12.ª posição, com 16 pontos em 15 jornadas.

Os “casapianos” entraram no último jogo do ano motivados pela vitória frente ao Desportivo de Chaves por 3-1 na jornada anterior, ao passo que o SC Braga procurava regressar às vitórias após a derrota frente ao Benfica por 1-0 na jornada 14.

A equipa da casa começou o jogo de forma agressiva, e aos cinco minutos, Felippe Cardoso esteve perto de abrir o marcador num lance em que ganhou posição sobre Niakaté. A rápida intervenção do guarda-redes Matheus, que saiu da baliza e reduziu o ângulo para o remate do avançado dos “gansos”, evitou o golo.

Nos minutos seguintes, a equipa liderada por Artur Jorge assumiu o controlo do jogo, mas não conseguiu quebrar a organização defensiva do Casa Pia.

A segunda parte começou animada, com João Moutinho a marcar aos 51 minutos após um canto. O golo foi analisado pelo VAR devido a um possível fora-de-jogo, mas foi validado.

Aos 75 minutos, Clayton converteu uma grande penalidade, igualando o marcador. No entanto, dois minutos depois, Simon Banza, de cabeça, recolocou o SC Braga na frente.

Aos 89 minutos, Rodrigo Zalazar, que entrou no decorrer da segunda parte, fechou o jogo com um livre direto certeiro.

Com esta vitória, o SC Braga encerra o ano de forma positiva, enquanto o Casa Pia sofre mais uma derrota em Rio Maior, a “casa” emprestada da equipa para esta temporada.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, após a vitória na visita ao Casa Pia (3-1), na 15.ª jornada da Liga:

«Tivemos uma primeira parte, ainda que tenha pedido o mesmo do que pedi ao intervalo, onde houve um maior equilíbrio. As equipas estiveram mais encaixadas uma na outra e com um jogo a passar-se mais longe das áreas de uma e outra equipa.

Tentámos corrigir ao intervalo aquilo que era a velocidade que precisávamos de ter na primeira fase da circulação de bola para, a partir daí, desmontar a equipa contrária. E de forma defensiva sermos nós mais agressivos na primeira linha de pressão para condicionar o Casa Pia com critério.

Uma segunda parte onde fomos eficazes. Parece-me que é uma vitória justíssima, uma vitória onde trabalhámos imenso, procurámos esta vitória e que, com justiça, leva-nos a somar mais três pontos importantes naquilo que é a nossa caminhada.

Tem sido um ano extraordinário. Em que temos a conquista de um terceiro lugar, a presença na fase de grupos da Champions, conseguimos, desde já, a presença na final-four [da Taça da Liga]. Tivemos o recorde em termos da média de assistências. Os adeptos do Sporting de Braga têm sido uma peça importantíssima, não me canso de dizer.

Sinto que acabámos por cativar e trazer mais gente ao estádio, principalmente ao nosso.

Pessoalmente, satisfeito também por aquilo que é a minha renovação porque é a continuidade daquilo que é o projeto do meu clube.

Em relação ao Casa Pia, conheço e sei da qualidade do seu treinador e daquilo que são capazes de fazer. O Casa Pia não me surpreendeu pela sua boa organização defensiva.

Todos os que entraram acrescentaram à equipa. É extremamente importante ter jogadores que tragam energia positiva e diferente ao que o jogo pede. O [Rodrigo] Zalazar está mais marcado, pela assistência e pelo golo, mas todos os outros que foram a jogo foram importantíssimos nas missões que lhes foram atribuídas.

Aproveitámos três momentos de bola parada ofensivos, sofremos também, portanto, tivemos aqui a prova de que é um momento muito importante no jogo e onde temos de estar preparados.

Declarações de Pedro Moreira, treinador do Casa Pia, após a derrota na receção ao Sp. Braga (3-1), na 15.ª jornada da Liga:

«[Um Casa Pia à sua imagem?] Acho que foi o da primeira e da segunda parte, sinceramente. A forma como nos comportámos nos momentos com bola foi claramente algo que nos pode dar algumas coisas boas no futuro.

O modo empenhado como assumimos a responsabilidade do jogo, o modo como, muitas vezes, com a nossa circulação, criámos dificuldades ao nosso adversário.

Não podemos esquecer que estamos a falar de um clube com objetivos completamente diferenciados dos nossos e que ainda há uma semana encostou quase ao último terço uma equipa como é a do Benfica.

Tenho de dar mérito aos jogadores, como se assumiram e como procuraram. Deixa-me satisfeito algumas coisas que foram feitas à nossa imagem.

Foi um jogo com enorme qualidade das duas equipas e juntemos alguém que é importante neste jogo e que são os árbitros. Não vamos entrar por esse campo.

O que senti foi um enorme respeito entre todos. Quero colocar isso em cima da mesa, também para o Tiago [Martins] e pela equipa que o acompanhou.

Para nós, estamos a chegar a uma fase de centímetros que decidem jogos e que não é fácil. Dói, mas não é essa a minha preocupação. A preocupação é ter mais oportunidades como essa e sofrer mais faltas na área ou marcar mais golos.

Se avaliarmos a primeira parte em especial, a equipa foi competente.

Até penso que, não querendo perder a humildade, muitas vezes a circulação teve mais qualidade do que a do nosso adversário. Muitas vezes, o aspeto individual pode fazer a diferença.

Mérito à equipa que, em alguns momentos do jogo, foi superior ao Sporting de Braga.