André Ventura, esteve reunido com Associação Empresarial do Minho


O líder do Chega, André Ventura, defendeu hoje que o parlamento deve investigar uma eventual relação entre a administração conjunta das vacinas da gripe e da covid-19 e o aumento da mortalidade em Portugal. Durante uma reunião com a direção da Associação Empresarial do Minho, em Braga, André Ventura sugeriu que a investigação deveria ser conduzida “sem excessos e sem fantasias”, mas também “sem medo e sem tabus ideológicos”.

O político levantou a hipótese de as vacinas poderem ter algum impacto ou efeito no sistema imunológico, prejudicando a eficácia das vacinas da gripe tradicionais. Ele argumentou que o parlamento deveria abordar essa questão com vários especialistas, sem receios ideológicos ou outras restrições.

Essa declaração surge em meio a dados oficiais indicando um aumento significativo da mortalidade nas primeiras duas semanas de 2024 em Portugal. No entanto, é importante notar que correlação não implica causalidade, e estudos aprofundados e revisões científicas são necessários para estabelecer qualquer ligação entre a administração de vacinas e o aumento da mortalidade.