A celebração dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974 inspira a programação cultural ao longo de 2024 no Município de Braga, que conta com uma variedade de eventos centrados nos temas da Liberdade e da Democracia.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destaca a importância de homenagear os heróis de Abril através da promoção da cultura, das artes e do conhecimento, envolvendo os cidadãos numa sociedade livre e pluralista.

Dentre as iniciativas marcantes, a apresentação do livro “25 de Abril de 1974, quinta-feira”, de Alfredo Cunha, no Theatro Circo em 15 de fevereiro, e a exposição fotográfica com o mesmo nome, na Galeria do Paço, de 2 de março a 2 de maio, ocupam um lugar de destaque.

No mês de abril, destacam-se os concertos “Canções de abril” pela Orquestra de Filarmónica de Braga no dia 24 e Canto d’Aqui no dia 25, ambos na Avenida Central. A Biblioteca de Jardim será palco de oficinas artísticas relacionadas com os 50 anos do 25 de Abril, em parceria com a União de Sindicatos, e no dia 26, os Malad’arte realizarão uma recriação do Comício 26 de Abril 1974 na Praça Municipal.

O programa inclui ainda outras atividades, como a participação de nove companhias de teatro no Braga En’Cena, que decorrerá de 7 de abril a 8 de outubro no Theatro Circo, com trabalhos inspirados na Revolução de Abril. Além disso, alunos participarão na Mostra Escolar de Artes Performativas “Mapear”, entre 29 de abril e 4 de maio, no Espaço Vita, com inspiração no tema da revolução.

O programa de Mediação Cultural “Atlas” abordará os valores da “Liberdade”, “Democracia”, “Paz” e “Progresso” através de diversas iniciativas. O programa “Descentrar” dedicará várias jornadas ao tema do 25 de Abril, com teatro, horas do conto, oficinas e concertos. O Itinerarium, dedicado ao conhecimento do património local, terá um programa especial em 20 de abril sobre os “Símbolos da Resistência”, com o professor da Universidade do Minho, José Manuel Cordeiro.