O Sporting de Braga isolou-se hoje provisoriamente no segundo lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao golear por 5-0 na receção ao Marítimo, em jogo da terceira jornada da competição.

Vitinha (nove minutos), Iuri Medeiros (42), Banza (57), Abel Ruiz (65) e Rodrigo Gomes (88) construíram a segunda vitória seguida dos ‘arsenalistas’ no campeonato, em que passam a somar sete pontos, menos dois do que o líder FC Porto e mais um face a Benfica (menos um jogo), Vitória de Guimarães (menos um jogo), Boavista e Arouca.

Já o Marítimo está a ter o pior arranque de competição dos últimos 12 anos, com três desaires no mesmo número de partidas, ocupando o 18.º e último lugar.

O Marítimo registou a terceira derrota consecutiva, acentuando a má entrada no campeonato, no qual é agora último classificado, e consumando o pior arranque dos últimos 12 anos na prova. Os insulares sofreram 12 golos nestas três jornadas, sendo a pior defesa da I Liga, e mostraram ser muito débeis também a atacar.

Os minhotos entraram muito fortes na partida e logo aos dois minutos, Iuri Medeiros, no ‘coração’ da área, após assistência de Sequeira da esquerda, rematou com muito perigo.

Fabiano atirou de fora da área ligeiramente ao lado (04) e, pouco depois, num dos seus movimentos da direita para o centro, Iuri Medeiros rematou com força, cruzado, mas Miguel Silva fez uma bela defesa e Ricardo Horta, com boas hipóteses para marcar, fez a recarga por cima (07).

Pouco depois, uma grande combinação entre André Horta e Vitinha culminou com um remate de primeira do avançado, já bem dentro da área – a bola ainda bateu no poste antes de entrar (09).

O Braga perdeu depois algum fulgor, mas nunca o controlo da partida e sendo sempre a equipa mais perto de marcar, como aos 32 e 39 minutos, por Banza e Ricardo Horta.

O segundo golo chegou aos 42 minutos, com Iuri Medeiros a aproveitar de forma letal um mau passe de Beltrame em zona ‘proibida’.

Vasco Seabra fez uma dupla substituição ao intervalo, lançando Zainadine e Zarzana, e Joel Tageu pôs Matheus à prova pela primeira vez aos 51 minutos.

Podia pensar-se que o Marítimo iria crescer no jogo, mas isso não se verificou e seria o Sporting de Braga a voltar a marcar, com Banza a recolher com o pé direito o cruzamento de Iuri Medeiros e a marcar com o pé esquerdo o terceiro dos ‘arsenalistas’ (57). O avançado contratado ao Famalicão é o melhor marcador do campeonato, com quatro golos.

Com os três pontos garantidos, Artur Jorge aproveitou de imediato para dar minutos a Abel Ruiz e Álvaro Djaló e a dupla espanhola fabricou logo a seguir o quarto golo: assistência de Djaló e golo de Ruiz (65).

Com o Marítimo absolutamente de ‘rastos’, Diego Lainez, que rendeu um algo ‘abúlico’ Ricardo Horta, criou muito perigo mal entrou (68) e assistiu Rodrigo Gomes para o quinto golo (88).

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (5-0) frente ao Marítimo:

[Marcar cedo foi importante?]«Esse momento acaba por marcar a nossa prestação. Conseguimos estar desde cedo em vantagem, a entrada forte com o golo aos dez minutos permitiu-nos ter o controlo do jogo. Considero ter sido uma vitória muito justa, feita do trabalho do Sp. Braga na abordagem do jogo com a ambição de querer mais e mais ao longo do jogo».

[Baliza a zeros pelo segundo jogo consecutivo] «É importante. Temos o terceiro jogo consecutivo em que fizemos três golos ou mais, este foi o segundo com a baliza a zero, com a solidez defensiva que privilegiamos, com um futebol de ataque a procurar constantemente a baliza contrária».

[Jogadores entram e tem participação ativa] «O facto de ter o grupo de trabalho todo comprometido, com objetivos dos 28 jogadores, dá uma segurança e transmite uma confiança bastante interessante. Ao precisar de alguém do banco sabemos que esses jogadores podem e devem acrescentar alguma coisa».

Declarações de Vasco Seabra, treinador do Marítimo, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a pesada derrota (5-0) frente ao Sp. Braga, que se traduz no pior arranque de sempre dos insulares na Liga:

«Não estamos num bom momento e não estivemos bem no jogo. Não adianta dizer que foi disto ou daquilo, não podemos esconder que não estamos bem e temos de corrigir rapidamente. Não é habitual sofrer os golos que sofrermos em três jogos numa equipa como a nossa, que normalmente não permite vinte remates à baliza, por exemplo. Temos todos de fazer uma flexão rápida e profunda. Temos qualidade no plantel, temos qualidade para fazer as coisas de outra forma».

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Marítimo, 5-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Vitinha, 09 minutos.

2-0, Iuri Medeiros, 42.

3-0, Banza, 57.

4-0, Abel Ruiz, 65.

5-0, Rodrigo Gomes, 88.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Fabiano, Tormena, Niakaté, Sequeira, Al Musrati, André Horta (Castro, 79), Iuri Medeiros (Álvaro Djaló, 59), Ricardo Horta (Diego Lainez, 67), Vitinha (Abel Ruiz, 59) e Banza (Rodrigo Gomes, 79).

(Suplentes: Tiago Sá, Dinis Pinto, Paulo Oliveira, Castro, Gorby, Álvaro Djaló, Rodrigo Gomes, Diego Lainez e Abel Ruiz).

Treinador: Artur Jorge.

– Marítimo: Miguel Silva, Cláudio Wink, Matheus, Leo Andrade, Vítor Costa (Zainadine, 46), Diogo Mendes (Lucho, 71), Edgar Costa (Pablo Moreno, 60), Beltrame, Miguel Sousa (Zarzana, 46), André Vidigal e Joel Tagueu (Chuchu Ramirez, 76).

(Suplentes: Trmal, Zainadine, Fábio China, Teles, Xadas, Lucho, Chuchu Ramirez, Zarzana, Pablo Moreno)

Treinador: Vasco Seabra.

Árbitro: António Nobre (Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Iuri Medeiros (20), Fabiano (25), Beltrame (45) e Diego Lainez (83).

Assistência: 12.358 espetadores.