A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Penafiel informou ter “identificado” os agressores de um jovem de 15 anos com síndrome de Asperger, pertencente ao espectro do autismo, após uma agressão ocorrida no final de fevereiro na Escola Secundária de Penafiel, durante o intervalo das 10h30.

Segundo Anabela Barros, mãe da vítima, em declarações ao Jornal de Notícias, esta não foi a primeira agressão relatada pelo jovem. Ele já havia mencionado “uns meninos que não conhecia” que o haviam “provocado e insultado”.

“A Diogo diz-me que levou mais de 10 socos na cabeça. Ficou com muitos hematomas”, afirmou Anabela, acrescentando que o jovem está “traumatizado, com medo” e está a receber apoio psicológico e medicação.

A GNR declarou que está a “desenvolver as demais diligências policiais necessárias, em articulação e sob tutela da Autoridade Judiciária”, e registou uma denúncia sobre o incidente, comunicando os factos ao Ministério Público e à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Penafiel.