Triunfo do SC Braga frente ao Gil Vicente no Estádio Municipal (2-1) com golos de Abel Ruiz e Banza.

O SC Braga alcança uma vitória importante em casa ao derrotar o Gil Vicente no Estádio Municipal de Braga.

O SC Braga garantiu hoje uma vitória difícil contra o Gil Vicente, por 2-1, com o decisivo 19.º golo de Banza a surgir já perto do fim, num jogo da 26.ª jornada da I Liga de futebol.

Abel Ruiz colocou os bracarenses na frente aos 39 minutos, enquanto Ali Alipour empatou de grande penalidade aos 59 minutos. Banza marcou o segundo golo da equipa da casa quase no final do jogo, aos 89 minutos.

O encontro ficou marcado por um final tumultuado devido a um choque entre os companheiros de equipa Matheus e Serdar, o que resultou na saída do central turco e deixou o Sporting de Braga com 10 jogadores em campo.

O golo de Banza aos 89 minutos deu três importantes pontos ao SC Braga, que volta às vitórias depois do empate com o Rio Ave na jornada anterior. O Gil Vicente, por sua vez, somou o quarto jogo seguido sem vencer, com três empates e uma derrota, e tem apenas uma vitória nas últimas sete rondas.

Artur Jorge fez duas alterações em relação ao último onze titular, enquanto Vítor Campelos repetiu o onze do Gil Vicente.

O jogo começou equilibrado, com ligeira superioridade da equipa da casa. Houve lances de perigo em ambas as balizas, mas foi o SC Braga que aproveitou uma grande oportunidade para marcar, com Abel Ruiz a converter com sucesso aos 39 minutos.

A segunda parte começou com uma excelente oportunidade para o Gil Vicente empatar, mas Ali Alipour não conseguiu vencer Matheus aos 47 minutos. O empate chegou aos 59 minutos, através de uma grande penalidade convertida por Ali Alipour.

O SC Braga conseguiu o segundo golo quase no final do jogo, com Banza a marcar de cabeça aos 89 minutos. O jogo terminou com uma oportunidade perdida pelo Gil Vicente nos descontos.

Apesar de um cabeceamento perigoso de Rúben Fernandes nos descontos, a equipa de Artur Jorge segurou a vitória.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (2-1) frente ao Gil Vicente:

«O segredo foi a consistência na ambição de querer muito o nosso grande e único objetivo. Tivemos pela frente um Gil Vicente organizado e competente, mas fomos capazes de ser superiores em largos momentos do jogo. Na primeira parte fomos agressivos, dinâmicos e intensos. Foi uma vitória difícil, mas justa. Reconheço mérito aos meus jogadores pela forma como trabalharam os noventa minutos. Estou satisfeito por isso, é uma vitória importante».

[Segunda parte menos capaz] «Achei que, até ao momento do golo, não criámos muito, mas senti que baixámos a nossa intensidade, na forma de ganhar duelos. Depois de sofrer o golo é sempre ir atrás para recuperar posição. De uma forma geral, olhando para o quer foi o jogo no seu todo gostei do que os meus jogadores fizeram».

Declarações de Vítor Campelos, treinador do Gil Vicente, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (2-1) frente ao Sp. Braga:

«Uma palavra para os nossos adeptos, que estiveram cá em bom número. Assistimos a um bom jogo, duas equipas sempre com os olhos na baliza adversária. Sofremos um golo que poderíamos ter evitado, mas estivemos sempre dentro do jogo. Na segunda parte começámos logo com o Alipour isolado, depois tivemos o penálti. Podíamos ter feito o segundo, que acabámos por sofrer num detalhe. Quem esteve cá viu um bom jogo, mas com sinceridade foi um resultado extremamente injusto pelas oportunidades que tivemos».

[Segunda parte melhor] «Sobretudo mais confiança para jogarmos, para assumir o jogo. temos uma equipa bastante jovem, com exceção do Rúben, um jovem de 37 anos que é totalista até agora. Precisamos de jogar em grandes jogos, para nos libertar. Creio que fizemos uma ótima segunda parte, tivemos várias situações. A diferença foi a confiança, os jogadores jogar para a frente com vontade de ganhar e confiança neles».

[Alipour desperdiçou vários lances] «Fica ligado ao jogo, marcou o golo. Teve as oportunidades porque estava no sítio certo, trabalhou para isso, é preciso ter uma pontinha de sorte. Claro que queríamos que tivesse tido uma eficácia diferente, mas estou satisfeito com a entrega dele».

Ficha de Jogo

Jogo disputado no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Gil Vicente, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Abel Ruiz, 39 minutos.

1-1, Ali Alipour, 59 (grande penalidade).

2-1, Banza, 89.

Equipas

– SC Braga: Matheus, Victor Gómez, Serdar, Paulo Oliveira (Niakaté, 57), Borja (Álvaro Djaló, 73), João Moutinho, Zalazar (Cher Ndour, 73), Roger (Joe Mendes, 85), Bruma (Pizzi, 85), Abel Ruiz e Banza.

(Suplentes: Lukas Hornicek, Joe Mendes, José Fonte, Niakaté, Vítor Carvalho, Cher Ndour, Pizzi, Rony Lopes e Álvaro Djaló).

Treinador: Artur Jorge.

– Gil Vicente: Andrew, Alex Pinto, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Buta (Kazu, 90+4), Mory Gbane (Fujimoto, 90+4), Maxime Dominguez (Pedro Tiba, 74), Martim Neto (Castillo, 89), Tidjany Touré (Murilo, 74), Félix Correia e Ali Alipour.

(Suplentes: Brian, Kazu, Thomas Lopes, Felipe Silva, Castillo, Fujimoto, Pedro Tiba, Buatu Mananga e Murilo).

Treinador: Vítor Campelos.

Árbitro: Iancu Vasilica (Vila Real).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Buta (61), Gabriel Pereira (66), Ali Alipour (82).

Assistência: 14.097 espetadores.