Os principais Conventos e Mosteiros do norte de Portugal estão em exposição na loja interativa do Turismo Porto e Norte, localizada no coração de Santiago de Compostela. A exposição fotográfica foi inaugurada ontem, dia 15 de março, e estará em exibição por dois meses.
Esta data foi escolhida para aproveitar o aumento do número de visitantes nesta cidade espanhola durante a época da Páscoa.
“Sabemos partilhar a nossa jornada por esses lugares de beleza indescritível. Espero que esta exposição realce o nosso património e que o público encontre um renovado respeito por esses locais sagrados, incentivando assim a sua visita”, diz Sérgio Freitas, fotógrafo e co-criador deste projeto.
Daniel Lima, outro co-criador do projeto, destaca a proximidade cultural e religiosa entre a Galiza e o Norte de Portugal como uma excelente oportunidade para promover o potencial turístico desses edifícios. “São duas regiões que partilham raízes históricas semelhantes e têm tido um forte intercâmbio cultural ao longo dos séculos. Esperamos que esta exposição desperte a curiosidade dos visitantes e os encoraje a incluir uma visita aos nossos Conventos e Mosteiros em sua rota”, afirma.
O projeto, cujo conteúdo pode ser consultado no website https://conventosemosteiros.pt/, reúne várias fotografias originais desses espaços e informação histórica sobre os mesmos.
A exposição itinerante será posteriormente disponibilizada em outros locais do norte, promovendo assim esta rede de mosteiros e conventos e sensibilizando o público para o encanto que envolve esses locais sagrados.
Atualmente, estão contemplados no projeto onze locais: Mosteiro de São Martinho de Tibães, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Mosteiro De São Bento Da Vitória, Convento De Santo António De Ferreirim, Mosteiro De Santa Maria De Salzedas, Mosteiro De Santa Maria De Pombeiro, Mosteiro De São João De Tarouca, Mosteiro De São Salvador De Grijó, Mosteiro De Santo André De Rendufe, Convento De São Salvador De Vilar De Frades e Mosteiro de São Miguel de Refojos de Basto.