Atividade vulcânica leva autoridades a tomar medidas de precaução e segurança no país insular.

Especialistas afirmam que a atividade do vulcão, que levou à evacuação de aproximadamente 700 pessoas de uma das principais atrações turísticas do país, está a diminuir e poderá cessar nas próximas horas.”

A erupção teve início no sábado à noite, marcando a quarta ocorrência em três meses. Segundo o Gabinete Meteorológico da Islândia, a lava está a fluir para as áreas sul e sudeste a uma velocidade de cerca de um quilómetro por hora, com o potencial de alcançar o oceano.

Para evitar inundações nas principais estradas da região sul, foram erguidas barreiras defensivas. A erupção formou uma fissura com aproximadamente três quilómetros de comprimento entre as montanhas de Stóra-Skógfell e Hagafell.

O spa termal Lagoa Azul, uma das atrações turísticas mais populares da Islândia, foi evacuado quando a erupção teve início, com cerca de 700 pessoas retiradas do local. A área da erupção situa-se a poucos quilómetros a nordeste de Grindavik, uma vila costeira com 3.800 habitantes, alguns dos quais também foram retirados no sábado.

A Islândia abriga 33 sistemas vulcânicos ativos, o maior número na Europa. Localizado na Dorsal Meso-Atlântica, o país é afetado por sismos e erupções devido à separação das placas tectónicas da Eurásia e da América do Norte