Poeiras Afetam qualidade do Ar em todo o País”

Condições Meteorológicas desfavoráveis geram preocupações e alertas para possível agravamento.

As poeiras provenientes do norte de África estão a ter um impacto significativo na qualidade do ar em Portugal, com níveis muito elevados de concentração de partículas em várias regiões do país. De acordo com Francisco Ferreira, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, quase todas as estações de monitorização registaram valores preocupantes, especialmente em locais como Portimão, Santiago do Cacém, Estarreja e Vila Real.

Este fenómeno, resultante da passagem de uma massa de ar carregada de poeiras em suspensão, está a afetar a qualidade do ar desde sexta-feira, com os níveis de partículas inaláveis (PM10) a ultrapassarem largamente o valor limite diário recomendado para proteção da saúde humana.

As previsões indicam uma diminuição da concentração de partículas nas regiões Norte e Centro, mas alertam para uma possível agravamento da situação no domingo, principalmente nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

A Direção-Geral da Saúde emitiu um alerta à população, recomendando precauções como evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco como o fumo do tabaco. Grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, são aconselhados a permanecer no interior dos edifícios, com as janelas fechadas, sempre que possível.

A situação deverá normalizar a partir de segunda-feira, com uma mudança no padrão meteorológico. Para mais informações sobre a qualidade do ar e valores medidos nas estações de monitorização, a população pode consultar a página da Agência Portuguesa do Ambiente ou utilizar a aplicação QualAr.