Cidade portuguesa recebe distinção por iniciativas exemplares na redução da pegada ambiental e promoção da sustentabilidade.

Guimarães foi a única cidade portuguesa a receber reconhecimento no CDP Awards Europe, em Paris, após ter sido destacada pelo CDP – Carbon Disclosure Project como uma das 119 cidades líderes mundiais em ação e transparência ambiental. O evento, intitulado “Move the Money”, congregou líderes políticos, executivos, economistas e especialistas em finanças para discutir o financiamento da transição verde no Grand Palais Éphémère.

O município de Guimarães foi representado pelo vereador da Câmara Municipal, Paulo Lopes Silva, que enfatizou o compromisso contínuo da cidade, dos cidadãos, instituições de ensino e empresas em políticas de mitigação dos impactos das alterações climáticas. Este reconhecimento posiciona Guimarães entre as 22 cidades europeias na Lista A do CDP, refletindo o sucesso e a transparência das estratégias adotadas no concelho, em consonância com a transição digital.

O compromisso com a neutralidade carbónica até 2030 é evidenciado pelos diversos projetos ambientais e pela participação em redes locais, nacionais e internacionais para promover medidas de combate às alterações climáticas. Guimarães está a preparar uma nova candidatura a Capital Verde Europeia para 2026 e iniciou o Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), com o objetivo de tornar o território mais resiliente e climaticamente neutro até 2030.

Este reconhecimento internacional sublinha o papel de liderança de Guimarães na transição para uma economia mais sustentável e reforça o compromisso da cidade em enfrentar os desafios ambientais do século XXI.