SC Braga vence Estoril Praia com golo de Álvaro Djaló e iguala FC Porto no pódio

Num jogo de poucas emoções, o SC Braga garantiu uma importante vitória sobre o Estoril Praia, com um golo solitário de Álvaro Djaló. Com este resultado, os bracarenses igualaram o FC Porto no terceiro lugar da classificação da I Liga portuguesa de futebol, ambos com 59 pontos.

O encontro iniciou-se com um equilíbrio relativo entre as duas equipas, mas sem grandes oportunidades de golo. Na segunda parte, o SC Braga mostrou-se mais determinado e criou algumas ocasiões de perigo, com destaque para uma defesa importante de Marcelo Carné a remate de Bruma aos 54 minutos. Pouco depois, aos 64 minutos, Álvaro Djaló aproveitou um cruzamento preciso de Cristian Borja para marcar o único golo do jogo com um cabeceamento certeiro.

Após o golo, o Estoril Praia procurou reagir com substituições ofensivas, mas não conseguiu criar oportunidades claras de golo para empatar a partida. Assim, o SC Braga segurou a vantagem até ao apito final e somou três importantes pontos na corrida pelo pódio da Liga.

Com esta vitória, o SC Braga demonstra capacidade de reação após a derrota frente ao Arouca e mantém-se na luta pelos lugares cimeiros da classificação.

Rui Duarte, treinador do Sp. Braga, em conferência de imprensa, depois da vitória sobre o Estoril (1-0), no Estádio António Coimbra da Mota, em jogo da 29.ª jornada da Liga:

Primeira vitória desde que assumiu o comando da equipa. O que mudou ao intervalo para o Sp. Braga chegar ao golo?

  • Foi um jogo sólido da nossa parte, um jogo sem muita baliza na primeira parte, mesmo na segunda não houve grandes chances de golo, mas sem dúvida que fomos mais à procura do que queríamos. Foi muito diferente do jogo da semana passada em que sofremos um tombo grande [derrota em casa com o Arouca, por 3-0]. Tínhamos de reagir e mostrar em campo outro tipo de abordagem, outro tipo de crença. Foi um jogo sólido, demos poucas chances ao adversário e não foi por termos jogado com um bloco baixo, pelo contrário, a nossa linha defensiva jogou sobre o meio-campo, excetuando os minutos finais do jogo.

Como olha agora para a classificação, com o Sp. Braga com os mesmos pontos do que o FC Porto? Terceiro lugar vai ser um objetivo?

  • Vai ser uma luta. Tenos de nos preparar bem. Acho que hoje demos um passo em frente em relação à semana passada que foi um jogo muito difícil para nós. Hoje demos um passo em frente. A qualidade existe e com trabalho acontecem coisas boas. Agora temos de nos concentrar no jogo com o Vizela, mais nada.

O que falta para o Sp. Braga conseguir criar mais oportunidades? O Borja apresentou queixas ao intervalo, está bem?

  • O Borja acho que não é nada de especial. Não tivemos muita baliza porque o Estoril é uma equipa muito organizada. O principal objetivo do Estoril é atrair o adversário, destabilizar o adversário e faz isso muito bem, jogam de olhos fechados. Tínhamos de quebrar o que aconteceu na semana passada, tínhamos de colocar um ponto final no que se passou. Não podíamos chegar aqui ao Estoril, depois do que aconteceu na semana passada, e apresentar um grande caudal ofensivo, mas fizemos um jogo prudente. Seguramente que na segunda parte corrigimos o que tínhamos de corrigir e fomos mais agressivos. Nos primeiros 20 ou 25 minutos fizemos o que devíamos ter feito no jogo todo, mas conseguimos fazer um golo. Depois é normal que o Estoril tenha reagido, mas fomos organizados e não sofremos golos.

Equipa está preparada para esta fase final? Ou está ainda a acusar a saída de Artur Jorge?

  • Esses jogadores são muito experienciados, a um nível elevadíssimo, mas não são máquinas. Eles sentem. Sentimos muito a derrota na semana passada. Isto magoa e o contexto durante a semana deu-nos boas sensações. Apanhámos um Estoril que já está em piloto-automático, que joga bem, apesar de estar numa situação difícil na tabela. Tínhamos de ser inteligentes, não podíamos chegar aqui com um bloco muito alto. Provavelmente íamos sair daqui com zero. Tínhamos de ser inteligentes. Na segunda parte estivemos mais próximos daquilo que queremos. A vitória era o mais importante para nós.

Empate do FC Porto teve influência neste jogo? Jogadores tiveram conhecimento do resultado do Dragão?

  • Sinceramente, não sei se eles se aperceberam, estavam no aquecimento. O que nós sabíamos é que hoje tínhamos a oportunidade de trazer três pontos, com os nossos adeptos aqui a apoiar-nos. Era isso que era essencial para nós. Pensar no terceiro lugar? Temos de pensar no Vizela, senão vamos espetar-nos ao comprido. Temos de corrigir uma ou outra situação e hoje já estivemos bem mais sólidos e a exibição deu frutos. Agora vamos concentrar-nos no Vizela e logo fazemos as contas.

Vasco Seabra, treinador do Estoril, em conferência de imprensa, depois da derrota, em casa, diante do Sp. Braga (0-1), em jogo da 29.ª jornada da Liga:

Análise ao jogo? Resultado justo?

– Se há que há justiça no futebol, parece-me que seria mais o empate. Acho que se produziu pouco da parte de ambas as equipas no último terço. Foi um jogo muito equilibrado, muito dividido. Podíamos ter marcado primeiro, ainda na primeira parte. Na segunda parte o jogo estava novamente dividido, baixámos um pouco as linhas, mas depois do golo do Sp. Braga demos ainda uma resposta e tivemos duas situações junto da baliza do Sp. Braga para marcar. No último terço não fomos tão agressivos como é habitual. Devíamos ter sido mais afoitos para podermos fazer mais dano.

– É obvio que estávamos a jogar contra uma equipa com muita qualidade individual e isso torna o jogo mais difícil, mas conseguimos muitas vezes quebrar a pressão e entrar no último terço do Braga. No último terço não fomos tão incisivos, também pela qualidade do Braga, mas competimos diante de uma equipa que está a lutar pelo terceiro lugar da Liga. Temos agora 24 horas pare nos concentrarmos no próximo jogo que vai ser muito importante para nós.

Wagner Pina tem vindo a evoluir, o que achou da exibição dele esta noite?

– Estou muito feliz com o Wagner. Não tivemos o Rodrigo [Gomes] que tem alterando com o Wagner. Gostamos de ter todas as opções, mas o crescimento do Wagner deve-se ao trabalho dele. Estou satisfeito com o grupo, não posso apontar nada em relação à atitude. Agora é descansarmos e continuarmos a acreditar.

Ficou com um amargo de boca com este resultado?

Sim, por não termos conseguido conquistar pontos. Senti no final do jogo que competimos de forma a que pudéssemos levar mais, mas não podemos ficar a chorar sobre o leite derramado. Temos de descansar e voltar com uma energia muito grande.

Ficha de Jogo

Jogo disputado no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Estoril Praia – SC Braga, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador

0-1, Álvaro Djaló, 64 minutos.

Equipas

– Estoril Praia: Marcelo Carné, João Basso (Raúl Parra, 85), Bernardo Vital, Pedro Álvaro, Wagner Pina (Fabrício Garcia, 85), Vinícius Zanocelo, Mateus Fernandes (João Carlos, 85), Tiago Araújo, Rafik Guitane, Heriberto Tavares (João Marques, 73) e Cassiano (Alejandro Marqués, 73)

(Suplentes: Dani Figueira, Raúl Parra, Volnei Feltes, Alejandro Marqués, Eliaquim Mangala, João Marques, Michel Costa e Fabrício Garcia).

Treinador: Vasco Seabra.

– SC Braga: Matheus Magalhães, Victor Gómez, Paulo Oliveira, Sikou Niakaté, Cristian Borja (Joe Mendes, 90), Vítor Carvalho, João Moutinho, Álvaro Djaló (Rony Lopes, 73), Ricardo Horta (José Fonte, 90), Bruma (Rodrigo Zalazar, 70) e Simon Banza (Abel Ruiz, 70).

(Suplentes: Lukas Hornicek, Serdar Saatci, José Fonte, Abel Ruiz, Cher Ndour, Rodrigo Zalazar, Joe Mendes, Rony Lopes e Pizzi).

Treinador: Rui Duarte.

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Vítor Carvalho (86).

Assistência: 3.639 espetadores.