O Vitória SC afastou hoje a possibilidade de ser excluído das competições europeias, após ter regularizado a dívida que originou o incumprimento do ‘fair play’ financeiro da UEFA. O clube de Guimarães, que foi multado em 200 mil euros pela UEFA, ainda precisa de pagar a referida multa.

De acordo com uma fonte ligada ao processo, o Vitória SC atrasou-se no pagamento de uma transferência a outro clube, o que levou o órgão de controlo financeiro da UEFA (CFCB) a aplicar uma exclusão com pena suspensa, válida por uma época. Esta penalização só seria efetiva se o clube não cumprisse os requisitos de solvência na época 2024/25.

Após liquidar o valor em atraso, o Vitória SC deixou de estar em risco de exclusão das competições europeias. Agora, o clube tem apenas a obrigação de pagar a multa de 200 mil euros, imposta pela UEFA devido a “contas a pagar em atraso” ou “declaração incorreta de informações de contas a pagar”.

A UEFA divulgou hoje a lista de 13 clubes que foram alvo de medidas disciplinares, 11 dos quais não recorreram das decisões, depois de se ter tornado evidente que, em março último, não cumpririam os requisitos para participar nas competições europeias de clubes.