Projeto visa proporcionar vida mais inclusiva para pessoas com deficiência

As obras de construção das Casas da Aldeia, em Alvito, Barcelos, começaram esta terça-feira. Previstas para estarem em funcionamento no final do primeiro semestre de 2025, estas residências de autonomização e inclusão (RAI) têm como principal objetivo oferecer uma resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade que conseguem viver de forma autónoma.

Segundo Jorge Pereira, presidente do Centro Social do Vale do Homem (CSVH), as RAI são uma resposta inovadora no concelho de Barcelos. “As pessoas podem ser ajudadas com formação e acompanhamento no dia a dia, para que possam, cada vez mais, estar integradas na sociedade”, declarou à RUM.

O projeto prevê a construção de residências com capacidade para 27 lugares, baseadas no modelo de cohousing, um conceito sustentável de habitações colaborativas, e levará à contratação de 20 recursos humanos. “Ter uma equipa que vai acompanhar e ajudar nas tarefas de casa facilita a inserção social das pessoas com deficiência, minorando as diferenças com apoio adequado”, acrescentou Jorge Pereira.

Além das residências, o espaço das Casas da Aldeia incluirá o Museu Rosa Pinheiro e o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, que fazem parte da segunda fase da obra e estão alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

A empreitada tem um valor aproximado de dois milhões de euros, dos quais um milhão cento e cinquenta mil euros são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.