Ex-jogador e técnico dos leões faleceu aos 73 anos após semanas de internamento.
Manuel Fernandes, antigo jogador do Sporting e da Seleção Nacional, faleceu esta quinta-feira aos 73 anos. O ex-jogador e treinador dos leões estava internado há várias semanas devido a uma doença grave.
O Sporting manifestou pesar pela morte “do antigo futebolista, treinador e dirigente leonino”, agradecendo “os anos de esforço e dedicação ao clube”. O clube destacou ainda “uma vida de leão ao peito” do “eterno capitão”.
Nascido em 1951 na margem sul, Manuel Fernandes começou a dar nas vistas como jogador nos tempos da CUF, no Barreiro. Os seus golos chamaram a atenção dos responsáveis do Sporting, que o contrataram aos 24 anos para reforçar o ataque da equipa.
Com a camisola verde e branca, Manuel Fernandes jogou durante 12 anos, conquistando dois campeonatos e duas supertaças, entre outros troféus. Individualmente, destacou-se como o melhor marcador do campeonato e protagonizou o célebre 7-1 ao Benfica, em dezembro de 1986, onde marcou quatro golos.
Terminou a carreira no Vitória de Setúbal, mantendo a curiosidade de ter jogado apenas em clubes de verde e branco.
Como treinador, teve uma longa carreira, com passagens pelo Sporting como adjunto e principal. Subiu de divisão com a União de Leiria e acumulou quase 150 jogos na Primeira Liga, treinando clubes como Vitória de Setúbal, Santa Clara e Campomaiorense. Treinou ainda em Angola e foi diretor do Sporting.
Manuel Fernandes afastou-se do futebol profissional há cinco anos, mas manteve-se um espectador atento, especialmente do Sporting, com frequentes visitas a Alvalade para apoiar o clube do coração.