Obra de arte criada por artistas nacionais e internacionais é cedida à comunidade académica pela dstgroup e zet gallery.

Esta quarta-feira, dia 3 de julho, será inaugurada a obra “Calçada do Conhecimento” no campus de Gualtar, junto ao Complexo Desportivo da Universidade do Minho (UMinho). Esta criação conjunta dos artistas Fernando Maia, Filipe Mendes, Marta Lima e Rui Ferro comemora os 50 anos da instituição e é uma cedência do dstgroup e da zet gallery à comunidade académica. A cerimónia de inauguração terá início às 14:30.

O evento contará com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do Presidente da Comissão Comemorativa dos 50 anos da UMinho, João Cardoso Rosas, e do Presidente do Conselho de Administração do dstgroup e fundador da zet gallery, José Teixeira.

A “Calçada do Conhecimento” foi uma das duas obras selecionadas entre 70 candidaturas resultantes de uma open call realizada em fevereiro, dirigida a artistas plásticos e visuais nacionais e internacionais. As candidaturas chegaram de diversos países, incluindo Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Brasil, Chile, Turquia, Roménia, Irão, China e Japão. Além da obra que será inaugurada amanhã, foi também selecionado o trabalho “Common Home”, do artista Volker Schnütggen, que será em breve instalado em Azurém.