Projeto de proteção dos rios celebra três anos com ações significativas na limpeza e preservação dos cursos hídricos
O serviço de Guarda-rios da VITRUS, empresa de ambiente de Guimarães, reportou 150 ocorrências no último ano, marcando um esforço contínuo na proteção dos rios do concelho. Este projeto, que completa três anos na próxima quarta-feira, Dia Internacional do Vigilante da Natureza, tem sido um modelo exemplar de preservação ambiental, replicado em outros municípios e reconhecido internacionalmente com o Prémio Escoba de Plata, em Espanha.
Entre as ocorrências registadas, destacam-se as necessidades de limpeza e obstrução das linhas de água, contabilizando 77 casos relacionados com comportamentos inadequados e caixas obstruídas. Além disso, foram identificadas 34 ocorrências necessitando de intervenção devido a caixas danificadas, deslizamento de terras e rupturas de ligações. Em colaboração com a GNR-SEPNA e PSP-BPA, foram detectadas 27 situações de ligações ilegais e contaminações ativas.
Os Guarda-rios não se limitam a ações de fiscalização; o projeto inclui uma componente educativa significativa, com 23 ações de sensibilização realizadas em instituições e empresas no último ano, além da participação em eventos como a GreenWeek e a Festa da Primavera. Desde o início do projeto, foram registadas aproximadamente 500 ocorrências.
Reconhecido pelo seu impacto positivo, o projeto foi distinguido com o Prémio Nacional de Sustentabilidade na Categoria de Preservação do Capital Natural em 2023 e o Prémio Internacional ‘Escoba de Plata’ em 2024, reafirmando a sua importância na gestão e preservação dos recursos hídricos.