Campeão olímpico regressa à sua cidade natal com duas medalhas e é aclamado por uma multidão entusiasta.
Iúri Leitão, campeão olímpico de ciclismo de pista, foi recebido em festa esta segunda-feira na sua cidade natal, Viana do Castelo. Surpreendido pela calorosa receção, o atleta foi aclamado por uma multidão na Praça da República, onde a celebração, inicialmente prevista para a Câmara Municipal, acabou por decorrer. L
eitão regressou a Portugal após participar na Cerimónia de Encerramento dos Jogos Olímpicos, em Paris, onde desempenhou o papel de porta-estandarte da Missão lusa.
A receção a Iúri Leitão foi marcada por uma “loucura total”. A Praça da República encheu-se de vianenses para celebrar o herói local, que se consagrou com duas medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Entre os presentes estavam figuras como Ana Barros e Manuela Machado, ex-participantes olímpicos, e autoridades locais, incluindo o presidente da Câmara, Luís Nobre.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reconheceu estar a viver uma “emoção absolutamente incrível”, agradecendo ao ciclista o “feito que conseguiu” e “ter trazido o espírito da aldeia olímpica” para a praça da cidade. Anunciou ainda que, na próxima reunião de câmara, vai propor a atribuição do título de Cidadão de Honra a Iúri Leitão, que é já Cidadão de Mérito da cidade.
O autarca vianense considerou o campeão “uma fonte de inspiração para todos os atletas e cidadãos” e, por isso, nomeou Iúri Leitão de “imperador do ciclismo” por ter cumprido “na íntegra” o espírito olímpico e conquistado duas medalhas. “O ouro brilhou em Santa Marta, o ouro está a brilhar em Viana do Castelo, na romaria das romarias, mas certamente brilhará para sempre no dorso do Iúri Leitão”, considerou.
Iúri Leitão não escondeu a emoção ao ser recebido por uma multidão no Aeroporto Sá Carneiro e, mais tarde, em Viana do Castelo. “Não contava com esta receção”, confessou o atleta, ainda incrédulo com a dimensão do apoio que recebeu. “Nunca imaginei que a receção pudesse ser desta dimensão”, acrescentou, expressando o seu profundo agradecimento à família, ao treinador Gabriel Mendes, e ao colega Rui Oliveira, que o acompanharam nos Jogos Olímpicos.
Gabriel Mendes, selecionador nacional de ciclismo de pista, agradeceu aos vianenses e aos portugueses pela receção calorosa e pelos festejos, destacando o “trabalho árduo” de Iúri Leitão e Rui Oliveira, que conquistaram o ouro, e de todos os colegas que foram a Paris competir nos Jogos Olímpicos de Paris.
Também o diretor regional do IPDJ, Vítor Dias, agradeceu ao Iúri e a “todos aqueles que colaboraram com este trabalho que culminou em duas medalhas”, afirmando que o ciclista santamartense “representa tudo aquilo que o desporto precisa, por ser um exemplo como desportista e como ser humano”.
O Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Nuno Ferraz, afirmou que “Santa Marta é o coração do folclore e agora tem o Iúri no coração”, elogiando o atleta enquanto “fonte de talento, de dedicação e de humildade”.
Na cerimónia de receção, marcaram presença os anteriores atletas olímpicos vianenses Ana Barros, Gaspar Araújo, Vânia Neves, e a maratonista Manuela Machado.
Iúri Leitão nasceu a 3 de julho de 1998 e é atualmente ciclista pela equipa Caja-Rural, tendo como treinador Gabriel Mendes. Tornou-se o primeiro português a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos, e por isso mesmo, no domingo à noite foi porta-estandarte de Portugal na Cerimónia de Encerramento dos Jogos Olímpicos, junto com a judoca Patrícia Sampaio.
Iúri Leitão é Cidadão de Mérito do Município de Viana do Castelo desde 2021 pelos relevantes serviços ao desporto, nomeadamente no ciclismo.