Interrupção decorrerá entre segunda e quarta-feira para melhorar a segurança pedonal.
O centro urbano de Vila Verde irá sofrer uma interrupção significativa do trânsito rodoviário na Estrada Nacional 101 (EN101), a partir da próxima segunda-feira, 2 de setembro, até quarta-feira, 4 de setembro. Esta intervenção faz parte de um esforço da Câmara Municipal de Vila Verde para requalificar e melhorar as travessias pedonais, tornando-as mais seguras e confortáveis para os peões.
De acordo com a autarquia, o objetivo da obra é substituir o pavimento em paralelo existente nas zonas de passadeiras por um novo revestimento mais homogéneo, que não só proporcionará maior conforto como também aumentará a segurança dos peões ao atravessar a via. Esta operação obrigará ao corte total do trânsito na principal artéria que atravessa o centro de Vila Verde, entre a Rotunda do Bom Retiro e o entroncamento com a Rua Eng. Adelino Amaro da Costa, que dá acesso às escolas Secundária e Básica de Vila Verde.
Durante os três dias de intervenção, será totalmente proibido o trânsito de veículos pesados nesta zona. Estes veículos serão desviados para um percurso alternativo que contorna o centro de Vila Verde, entre o topo norte e sul da vila. Os veículos ligeiros terão acesso restrito ao centro: a circulação será permitida até ao entroncamento junto à Casa do Conhecimento, a norte, e até à Praça de Santo António, a sul, na Avenida Prof. Machado Vilela.
Adicionalmente, nas áreas com pavimento em paralelo, especificamente na Praça da República e na Praça 5 de Outubro, o trânsito estará interditado nos dias de intervenção. Esta medida é necessária para garantir a segurança e a eficiência dos trabalhos que serão realizados nas passadeiras.
Para mitigar os inconvenientes causados pela interrupção do trânsito, a Câmara Municipal de Vila Verde vai sinalizar percursos alternativos. Os desvios estarão indicados nas Rua Eng. Adelino Amaro da Costa, Rua Luís Vaz de Camões, Avenida Abade de Priscos, Rua da Misericórdia, Rua dos Bombeiros e Rua 24 de Outubro.
Esta requalificação é vista como uma medida essencial para melhorar as condições de segurança na EN101, especialmente para os peões que diariamente utilizam estas travessias no centro urbano de Vila Verde. A autarquia agradece a compreensão dos cidadãos e apela à colaboração de todos durante o período de obras.