Candidato único à presidência, António Salvador lança o “ciclo mais ambicioso” da história do clube e estabelece como meta a conquista do título nacional de futebol masculino.

O SC Braga vai a eleições este sábado, 25 de maio, num ato que deverá confirmar António Salvador para o seu oitavo mandato consecutivo na liderança do clube minhoto. Candidato único, o dirigente de 54 anos traçou objetivos ambiciosos para o próximo quadriénio, incluindo a conquista do campeonato nacional até 2029 – um feito inédito na história bracarense.

«Não é uma promessa, é uma meta. Não é um sonho, é um foco», sublinhou Salvador durante a apresentação pública da sua recandidatura, apontando para um plano sustentado com base em quatro pilares estratégicos: talento, proximidade, expansão e liderança.

Desde que assumiu a presidência da SAD em fevereiro de 2023 – e posteriormente do clube em abril de 2024 – Salvador tem vindo a reforçar o estatuto competitivo do Sp. Braga no futebol nacional e europeu. Para o novo mandato, o líder dos guerreiros do Minho propõe alcançar um total de 400 títulos em todas as modalidades, com 16 conquistas específicas no futebol e futsal.

Além do foco no título nacional, o projeto inclui metas estruturais e de crescimento: atingir o top 36 do ranking de clubes da UEFA, aumentar em 25% o número de atletas, ultrapassar os 60 mil sócios (um crescimento de 50%) e garantir uma média de 20 mil espectadores por jogo no Estádio Municipal.

As eleições decorrem pela primeira vez no pavilhão multiusos do clube, entre as 10h00 e as 19h00. Estão aptos a votar 18.731 associados – quase o dobro dos que podiam votar nas últimas eleições em 2021.

No novo elenco diretivo, destacam-se Fernando Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros, como presidente da mesa da assembleia geral, e Inês Lopes, Ricardo Vasconcelos e Miguel Osório como novas caras entre os vice-presidentes. A candidatura também propõe a criação de um Conselho de Sócios para reforçar a participação dos adeptos na vida do clube.

Com uma vitória praticamente assegurada, António Salvador prepara-se para iniciar aquele que promete ser o ciclo mais ambicioso de sempre do Sp. Braga, com o título nacional como principal bandeira.