Serviço estará acessível apenas mediante referenciação entre as 00h00 e as 08h00 de sábado e domingo, seguindo a tendência nacional de limitações em diversas unidades hospitalares
A urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga volta a funcionar com restrições durante este fim de semana. Entre as 00h00 e as 08h00 de sábado e domingo, o atendimento estará limitado a utentes referenciados por profissionais de saúde ou através da Linha SNS 24 (808 24 24 24).
Este condicionamento insere-se num cenário mais alargado de limitações temporárias no acesso aos serviços de urgência em vários pontos do país, afetando sobretudo as áreas metropolitanas de Lisboa e Setúbal. Segundo as escalas divulgadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), cinco urgências de Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria estarão encerradas este sábado, número que sobe para seis no domingo.
No sábado, estarão encerradas as urgências de Ginecologia e Obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta (Almada), Vila Franca de Xira e Santo André (Leiria). Já no domingo, somam-se às restrições as unidades hospitalares de Nossa Senhora do Rosário (Barreiro) e São Bernardo (Setúbal), mantendo-se encerradas também as de Garcia de Orta e Santo André.
Adicionalmente, as urgências pediátricas dos hospitais de Vila Franca de Xira, Beatriz Ângelo (Loures) e Amadora-Sintra estarão parcial ou totalmente condicionadas. No caso específico do Amadora-Sintra, o serviço funcionará apenas com casos internos ou referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24, entre as 00h00 e as 08h00, e novamente entre as 20h00 e as 00h00, em ambos os dias.
Face a este panorama, as autoridades de saúde apelam à população para que, em caso de necessidade, contactem previamente a Linha SNS 24, que garante triagem e encaminhamento adequado, evitando deslocações desnecessárias aos hospitais e sobrecarga dos serviços.
Estas limitações resultam da dificuldade crónica em garantir escalas médicas completas, um problema que se tem vindo a agravar nos últimos meses, e que continua a afetar de forma significativa os serviços de saúde materna e infantil em todo o país.