Previsão de chuva intensa e persistente leva o IPMA a emitir avisos para várias regiões do país, com risco elevado em algumas zonas.

Cinco distritos estão hoje sob aviso laranja e sete sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, conforme comunicado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos de Vila Real, Porto, Viseu e Aveiro estão em aviso laranja desde as 06h00, com previsão de duração até às 12h00 no Porto, 15h00 em Vila Real e 18h00 em Aveiro e Viseu. Coimbra também será afetado, entrando em aviso laranja das 12h00 às 18h00.

Além disso, o distrito de Castelo Branco, atualmente em aviso amarelo, deverá subir para laranja entre as 03h00 e as 09h00 de segunda-feira.

Outros seis distritos do norte e centro estão sob aviso amarelo, incluindo Viana do Castelo, Braga, Bragança, Guarda, Leiria e Santarém, com diferentes períodos de vigência ao longo do dia. A chuva forte deverá afetar estas regiões de forma variável, com Setúbal, Lisboa, Beja e Portalegre também entrando em aviso amarelo na manhã de segunda-feira. Em Braga, Viana do Castelo e Porto, o mau tempo deverá persistir, com risco adicional de trovoadas no início da semana.

O aviso laranja é emitido quando há um risco moderado a elevado de impacto meteorológico, enquanto o amarelo indica perigo para atividades específicas. Segundo o IPMA, prevê-se ainda vento forte, especialmente no litoral e nas terras altas, com temperaturas mínimas variando entre os 13ºC em Bragança e os 20ºC em Lisboa e Santarém, e máximas entre os 18ºC em Vila Real e os 28ºC em Santarém.

A Proteção Civil emitiu recomendações para a população devido ao agravamento das condições meteorológicas.