Proteção Civil eleva alertas devido à chegada de condições meteorológicas adversas. Algarve será a região mais afetada com rajadas de vento até 80 km/h.

Portugal vai enfrentar um período de mau tempo com chuva “persistente” e ventos fortes, que levaram a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir alertas em todo o território continental. A situação meteorológica mais grave está prevista para a noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira, sendo o Algarve a região mais afetada.

A ANEPC anunciou um alerta laranja para o Algarve e amarelo para o restante país, seguindo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esperam-se chuvas fortes e contínuas, rajadas de vento até 80 km/h, e possibilidade de trovoada, sobretudo no centro e sul.

Face à gravidade da situação, a Proteção Civil apelou à população para proceder à limpeza de valetas e desobstrução de cursos de água, como forma de prevenção contra possíveis inundações e danos. No Algarve, onde o solo está mais seco devido à falta de precipitação recente, existe um risco maior de inundações e obstruções de escoamentos.

A entidade aconselha também à remoção ou fixação de infraestruturas instáveis, bem como atenção redobrada nas estradas devido à possibilidade de vias alagadas. As previsões apontam para uma melhoria no sábado, com chuvas menos intensas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here