Cidades europeias reúnem-se em Braga para discutir mobilidade pedonal

Município de Braga acolhe representantes de várias cidades europeias no âmbito do projeto STEP-UP, com foco na promoção da mobilidade pedonal.

Braga está a receber, até esta sexta-feira, a segunda visita de trabalho do projeto europeu STEP-UP – Strengthening The Effectiveness of Policies for European Pedestrians. A iniciativa, que reúne representantes de várias cidades e organizações europeias, visa discutir e partilhar boas práticas relacionadas com a mobilidade pedonal.

Estão presentes na cidade representantes de entidades ligadas à mobilidade de municípios e regiões como Burgenland (Áustria), Heraklion (Grécia), Roterdão (Países Baixos), Fingal (Irlanda), Päijät-Häme (Finlândia), Vilnius (Lituânia), Gdansk (Polónia), bem como da organização internacional Walk21. A sessão de abertura, que teve lugar na quarta-feira, contou com a presença da vereadora da Mobilidade de Braga, Olga Pereira, e da coordenadora do Grupo de Projeto para a Mobilidade Ativa, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Sofia Bento.

Durante a sua intervenção, Olga Pereira destacou os investimentos que o Município de Braga tem vindo a realizar em prol de uma mobilidade mais sustentável e acessível, referindo que a cidade está focada em garantir a segurança, acessibilidade e qualidade de vida dos seus cidadãos através de políticas de mobilidade que favorecem uma locomoção mais amiga do ambiente.

Ao longo desta visita de trabalho, os participantes terão a oportunidade de visitar vários pontos da cidade de Braga, bem como de participar em sessões dedicadas à análise de políticas locais, projetos de requalificação do espaço público e iniciativas de sensibilização. O objetivo é partilhar e avaliar boas práticas que possam ser aplicadas a nível local, contribuindo para melhorar a mobilidade pedonal na cidade e nas regiões parceiras do projeto.

O projeto STEP-UP, desenvolvido no âmbito do programa Interreg Europe, procura fortalecer as políticas de mobilidade pedonal em várias cidades e regiões da Europa, promovendo ações conjuntas e o intercâmbio de experiências. Através de oito visitas de trabalho, este projeto visa melhorar a eficácia das políticas de mobilidade pedonal em toda a Europa, inspirando cidades a adotarem práticas mais sustentáveis e acessíveis.