Iniciativa nacional recolhe dados sobre a mobilidade pedonal, ciclável e transporte público até 15 de novembro

A Braga Ciclável, em parceria com outras 18 organizações a nível nacional, lançou o Barómetro da Mobilidade 2024, um inquérito online que pretende recolher informações sobre os hábitos de deslocação dos cidadãos em diferentes modos de transporte. A iniciativa, que decorre até 15 de novembro, foca-se principalmente na mobilidade pedonal, ciclável e no uso de transportes públicos, procurando entender as razões que influenciam a escolha de cada tipo de transporte.

Este é o segundo ano consecutivo que o Barómetro da Mobilidade é realizado, oferecendo uma “radiografia” mais detalhada sobre o uso da bicicleta em Portugal e as razões que levam ao seu subaproveitamento. A recolha de dados permitirá criar uma base sólida para analisar e promover a mobilidade ativa no país.

Todos os dados serão anonimizados e analisados por uma equipa multidisciplinar, com os resultados a serem divulgados em abril de 2025 no ‘site’.

As organizações envolvidas afirmam que os Censos nacionais são limitados no que toca à mobilidade, especialmente nos modos ativos, como caminhar e andar de bicicleta. Assim, o barómetro surge como uma ferramenta complementar para recolher dados específicos e de forma contínua. Os resultados serão apresentados em abril de 2025, sendo todos os dados anonimizados e analisados por uma equipa multidisciplinar.

Resultados de 2023 revelam desafios para a mobilidade ativa

O Barómetro da Mobilidade de 2023, que focou na mobilidade ciclável, obteve 3.545 respostas, destacando que 52% dos inquiridos utiliza o carro como principal meio de transporte, enquanto apenas 16% opta pela bicicleta. As maiores barreiras ao uso da bicicleta foram a falta de conforto no trânsito (38%) e a escassez de ciclovias seguras (29%).

Este ano, a investigação foi alargada para incluir dados sobre a mobilidade pedonal e a acessibilidade, além de continuar a estudar o uso da bicicleta e transportes públicos.

As organizações que integram o barómetro incluem a Associação Zero, Braga Ciclável, Ciclaveiro, Faro A Pedal e outras associações focadas na promoção da mobilidade sustentável e segura.