Mais de mil peregrinos partiram de Braga em 2024, com um crescimento de 36,2% no Caminho da Geira

O número de peregrinos que iniciam o Caminho de Santiago a partir de Braga continua a crescer, com 1.067 compostelas emitidas este ano para quem começou a peregrinação na cidade, o que representa um aumento de 7,9% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros. O crescimento está a ser impulsionado pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros (CGA), que registou um aumento de 36,2% nas partidas de Braga, passando de 354 para 482 peregrinos.

Este aumento reflete o interesse crescente pelo CGA, considerado uma rota autêntica e imersiva para os peregrinos. De acordo com o Serviço de Peregrinos da Catedral de Santiago de Compostela, o caminho teve um crescimento de 42,5% no número total de compostelas emitidas, consolidando-se como uma opção de destaque para quem procura uma experiência enriquecedora.

Embora o Caminho Português Central tenha registado uma ligeira diminuição de 6,02% nas partidas a partir de Braga, o número global de peregrinos neste percurso subiu 6,60%. Braga fortalece-se assim como um ponto de partida relevante para os peregrinos, em especial pelo contributo do Caminho da Geira e dos Arrieiros, que já atraiu mais de 5.000 peregrinos desde a sua apresentação em 2017.

Com 239 quilómetros, o Caminho da Geira parte da Sé de Braga, passando por Amares, Terras de Bouro e Melgaço, até entrar na Galiza pela Portela do Homem. O percurso é conhecido pela Geira, uma antiga via romana, e pela Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, oferecendo uma ligação direta e histórica à Catedral de Santiago de Compostela.