Treinador minhoto faz história ao levar o clube carioca ao título inédito frente ao Atlético Mineiro.

O Botafogo, comandado pelo técnico português Artur Jorge, conquistou hoje a sua primeira Taça Libertadores ao vencer o Atlético Mineiro por 3-1, entrando para a história do futebol sul-americano. O feito coloca o treinador natural de Braga ao lado de nomes ilustres do futebol português que triunfaram nesta competição.

Heróis em Campo

Apesar de jogar em inferioridade numérica desde os dois minutos, devido à expulsão de Gregore, o Botafogo mostrou resiliência e eficiência. Luiz Henrique abriu o marcador aos 35 minutos, seguido de Alex Telles, que ampliou de grande penalidade aos 44. Júnior Santos fechou o resultado nos acréscimos (90+8). Eduardo Vargas ainda reduziu para o Atlético Mineiro aos 47 minutos, mas não evitou a derrota.

Artur Jorge Faz História

Artur Jorge, ex-treinador do SC Braga e Limianos, tornou-se o terceiro técnico português a conquistar a Libertadores, juntando-se a Jorge Jesus, vencedor com o Flamengo em 2019, e Abel Ferreira, que venceu pelo Palmeiras em 2020 e 2021. Ele também é o primeiro minhoto a alcançar tal feito, dando continuidade à excelência dos técnicos portugueses no cenário internacional.

Botafogo e a Consagração Brasileira

Na sua primeira final na Libertadores, o Botafogo deu continuidade ao domínio brasileiro na competição, conquistando o sexto título consecutivo para o país. Esta vitória solidifica o nome do clube carioca na elite do futebol sul-americano, encerrando um longo jejum de grandes conquistas internacionais.

Artur Jorge agora figura como uma lenda no clube e como um dos treinadores portugueses mais destacados no panorama internacional.