Estar atento aos alertas do corpo é essencial para evitar os efeitos da desidratação.

Beber água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Segundo o Serviço Nacional de Saúde, um adulto deve ingerir entre 1,5 a 2 litros de água por dia, o que corresponde a 8 a 10 copos, enquanto as crianças devem ajustar a quantidade de acordo com a idade e atividade física. No entanto, quando esta necessidade não é cumprida, o corpo dá sinais de alerta.

Especialistas citados pelo portal BestLife identificaram quatro sinais comuns que podem indicar que não está a ingerir água suficiente:

1. Dores de cabeça

A desidratação pode reduzir o fluxo sanguíneo e o oxigénio para o cérebro, provocando inflamação que pode resultar em dores de cabeça. O médico Mark Bussell explica que este é um dos sinais mais comuns da falta de água no organismo.

2. Mau hálito

De acordo com o dentista Marshall Young, a saliva desempenha um papel importante ao conter propriedades antibacterianas. Quando o corpo está desidratado, há uma diminuição na produção de saliva, permitindo que as bactérias se desenvolvam e causem mau hálito.

3. Níveis baixos de energia

A falta de água afeta o metabolismo e pode levar à sensação de cansaço. O corpo tende a reduzir a circulação sanguínea e armazenar energia quando está desidratado, o que diminui a produtividade e provoca fadiga, alerta Bussell.

4. Cãibras musculares

A desidratação reduz a quantidade de água nos músculos, o que pode levar a uma diminuição da massa muscular e causar inflamação ou cãibras. Manter os músculos hidratados é essencial para o seu bom funcionamento.

Como prevenir?

Beber água regularmente é a melhor forma de evitar a desidratação. Mantenha uma garrafa de água por perto, aumente a ingestão de frutas e vegetais ricos em água, e preste atenção aos sinais do seu corpo. Se persistirem os sintomas, consulte um médico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here