Infraestruturas de Portugal confirma localização baseada em estudos técnicos e económicos
A futura estação ferroviária de alta velocidade em Braga será localizada nas freguesias de Gondizalves e Semelhe, separada da atual estação ferroviária. A confirmação foi dada pela Infraestruturas de Portugal (IP), que defendeu que esta é a solução “técnica e economicamente mais favorável”.
De acordo com a IP, a decisão baseia-se nos estudos prévios realizados pela RAVE em 2010, que obtiveram Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável. “A atualização desses estudos confirmou a localização prevista para a estação Braga AV como sendo a mais adequada”, indicou fonte oficial da IP.
Características e Funcionalidade
A estação de alta velocidade (AV) será destinada a comboios com origem/destino em Braga e Vigo, na Galiza, sendo configurada como uma estação términus com cais centrais e linhas de resguardo. Haverá também uma secção destinada às composições que seguem para Vigo.
Embora os comboios AV simples (com comprimento aproximado de 200 metros) possam eventualmente utilizar a estação atual de Braga, as composições duplas, com cerca de 400 metros, estarão limitadas à nova estação.
A nova infraestrutura terá dimensões extensas e largas, sendo “incompatível com uma solução subterrânea de grande profundidade”, explica a IP. Além disso, a estação contará com um pátio de manutenção e linhas para manobras, essenciais para operações ferroviárias de alta velocidade.
Acessos e Infraestruturas
Para garantir boas conexões com o centro da cidade e zonas periféricas, a nova estação será servida pela futura Variante do Cávado, que permitirá acesso rápido à EN101 e ao nó de Ferreiros da A11. A partir da A11, o acesso à A3 também será facilitado, assegurando boas ligações tanto com a estação ferroviária atual quanto com o restante concelho de Braga.
Impacto Nacional e Internacional
A estação Braga AV integra um projeto maior de alta velocidade em Portugal, com previsão de ligações a Vigo, através de estações intermediárias em Ponte de Lima e Valença. Em nível nacional, a primeira fase da linha de alta velocidade, entre Porto e Soure, está projetada para conclusão até 2030, enquanto a segunda fase, Soure-Carregado, deverá estar concluída em 2032.
As estações nacionais que receberão alta velocidade incluem Campanhã (Porto), Santo Ovídio (Gaia), Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa. Em Braga, a nova estação reforça a ligação internacional e nacional, integrando-se num investimento total estimado entre sete e oito mil milhões de euros.
Tal como em Braga, a estação de alta velocidade em Leiria também ficará afastada da atual, como parte das soluções estudadas para otimizar a infraestrutura e a operação do sistema ferroviário de alta velocidade no país.