Novo Arquivo Municipal de Braga Reforça Preservação e Acessibilidade ao Património

Instalações modernas com 10 km de depósito e tecnologia de ponta prometem ser referência nacional

O Arquivo Municipal de Braga inicia uma nova era, agora instalado no edifício requalificado da antiga Escola Francisco Sanches. Inaugurado no sábado, o espaço conta com 10 mil metros lineares de depósitos, um laboratório de conservação e restauro e um modelo de gestão integrada que promete preservar e democratizar o acesso ao vasto património histórico de Braga.

Do Passado ao Futuro: Um Salto Qualitativo

Durante sete décadas, o arquivo operou em condições precárias numa sala dos Passos do Concelho, conservando cerca de 900 metros lineares de documentação, parte de um acervo que soma oito quilómetros de arquivos até agora dispersos por dez locais diferentes.

“O arquivo do urbanismo estava perdido há anos, e os funcionários trabalhavam em condições pouco dignas,” recorda o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio. O novo espaço não só resolve estas limitações como eleva Braga a um novo patamar na gestão documental e cultural.

Um Arquivo para Todos

Ricardo Rio enfatizou que o arquivo não é apenas um recurso para investigadores, mas um espaço acessível e inclusivo:

“Aqui está a história de Braga, das suas instituições, famílias e personalidades que marcaram a cidade ao longo dos séculos. Este é um espaço para ser vivido pela comunidade.”

O arquivo integra tecnologia avançada para digitalização, assegurando a preservação e o acesso ao acervo para gerações futuras.

Investimento e Estratégia Cultural

Com um investimento de dois milhões de euros, o projeto está alinhado com a estratégia cultural de Braga para 2030 e assume um papel central durante o ano em que a cidade é Capital Portuguesa da Cultura 2025.

O novo equipamento é uma combinação de funcionalidade, tecnologia e acessibilidade, tornando-se um dos arquivos mais avançados de Portugal.